Empreendedor administrador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3667 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Administrador e Empreendedor

RESUMO
O empreendedorismo é considerado hoje um fenômeno global, dada a sua força e crescimento nas relações internacionais e formação profissional. O Brasil é citado como um dos países mais criativos do mundo e onde mais se desenvolvem empreendedores. A busca pelo profissional criativo, inovador e com disponibilidade de assumir riscos é crescente, e o perfil deempreendedor corporativo é cada vez mais procurado pelas organizações que têm por objetivo a busca da efetividade. Neste trabalho, é apresentado o conceito de empreendedorismo, bem como feita uma análise do perfil do empreendedor, além da discussão da necessidade de o administrador tornar-se empreendedor, a fim de garantir uma carreira de sucesso.

PALAVRAS-CHAVE: 1.Administração;2.Empreendedorismo; 3.Inovação; 4.Criatividade.

INTRODUÇÃO

Para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, é necessário apresentar competências e habilidades que vão além daquelas esperadas pelas organizações. O perfil de profissional procurado atualmente no mercado, deve apresentar um diferencial que promova a mudança e o desenvolvimento econômico. Esse novo profissional deve ter a capacidadede inovar continuamente, trazendo ideias que revolucionem a maneira de administrar e decisões que trarão o sucesso para a organização. Esse perfil é facilmente identificado nos empreendedores que se encontram nas organizações.
O empreendedorismo começou a ganhar forças no Brasil na década de 1990, e hoje ser um empreendedor é quase imprescindível, pois o seu talento e dedicação ao trabalho,somado com o planejamento e capacidade de implementação, são os fatores responsáveis por uma trajetória de sucesso.
O empreendedor corporativo é um perfil de profissional que é cada vez mais
requisitado no mercado. Sua maneira de administrar supera as expectativas das organizações tradicionais, pois ele trabalha com criatividade e iniciativa, além de criar e alocar valores para os indivíduos e para asociedade.
Neste estudo, é apresentada uma comparação entre o administrador (gerente
tradicional) e o empreendedor, focando a importância de o administrador ser um empreendedor corporativo.

1 Conceito de empreendedorismo

Embora seja um assunto atual que vem ganhando força como objeto de estudo em instituições de ensino e é tema de diversas palestras e seminários voltados à área deAdministração e Negócios, o termo empreendedorismo já é utilizado desde os tempos primórdios. A palavra empreendedorismo é uma tradução do termo entrepreneurship, de origem francesa, e foi utilizada pela primeira vez para definir as características do explorador Marco Polo, que estabeleceu uma rota comercial para o oriente e assinou um contrato com um capitalista para vender as mercadorias deste,assumindo assim o papel de um aventureiro empreendedor, correndo todos os riscos físicos e mentais. Desde então, muitos estudos foram realizados para conceituar e ampliar o conhecimento sobre o termo empreendedorismo. Até a Idade Média, o empreendedorismo estava ligado apenas à criatividade e inovação, porém, no século XVII, os primeiros indícios de relação entre riscos e empreendedorismo começaram asurgir. Atualmente, existem várias definições para o termo empreendedorismo. Segundo Dornelas (2005, p.39), empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de ideias em oportunidade. Dolabela (1999a, p.43) define empreendedorismo como sendo uma ciência onde são estudados os aspectos referentes ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema deatividades, seu universo de atuação. Pode-se definir o empreendedorismo como a capacidade de empreender, ou seja, tomar iniciativa, buscar soluções inovadoras e agir no sentido de encontrar a solução para problemas econômicos ou sociais, estimulando o desenvolvimento como um todo por meio da auto realização de quem utiliza esse método de trabalho.

1.1 Afinal de contas, o que significa ser...
tracking img