Empreendedor vs administrador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL


Orientadora: Professora Giovana Parize.

CASCAVEL – PARANA.
1º ANO CIENCIAS CONTABEIS TURMA “A”.
2012.

ANHANGUERA EDUCACIONAL

TITULO:

EMPREENDEDOR
VERSUS
ADMINISTRADOR

Orientadora: Professora Giovana Parize.

CASCAVEL – PARANA.
1º ANO CIENCIAS CONTABEIS TURMA “A”.
2012.

RESUMO:

Este trabalho tem por objetivo diferenciar as atribuições deum Empreendedor e um Administrador. A partir de um estudo de caso proposto em sala, foi possível elencar as principais características de ambos, proporcionando assim, uma análise dos profissionais da área, bem como autoanalise.

EMPREENDEDOR VERSUS ADMINISTRADOR

Mesmo sendo profissionais diferentes, o administrador é confundido com o empreendedor e vice-versa. Por esse o motivo, estamosrealizando esse trabalho de pesquisa com relação à matéria dada pela professora em sala de aula, fazendo uma breve descrição sobre as principais diferenças entre os dois profissionais, e fazendo uma leitura de dois estudos de casos de nosso grupo, o qual a aluna Nayara Rodrigues atingiu pontuação máxima do grupo, e o aluno Anderson Fries que atingiu a pontuação menor do grupo. Para então, tentarsolucionar de vez essa "confusão". Descrevemos uma breve pesquisa elaborada pelo grupo sobre o assunto e, podemos concluir que:
Segundo Stewart (DORNELAS, 2001), o empreendedor é semelhante ao administrador, pois ambos compartilham de três características principais: demandas, restrições e alternativas. Mas Dornelas (2001) tem uma visão diferente, ao afirmar que "todo empreendedor necessariamente deveser um bom administrador para obter sucesso, no entanto, nem todo bom administrador é um empreendedor".
Henry Fayol (1841-1925) foi o criador e o divulgador dos quatros princípios da arte de administrar, sendo eles: planejar, organizar, comandar e controlar.
Sendo assim, podemos dizer que o administrador é orientado para o planejamento e controle. É mais centrado em como melhorar os processos, asanálises e a qualidade da empresa. O administrador não possui a criatividade e a ousadia do empreendedor, ele é mais cauteloso e rigoroso na realização de suas atividades visualizando a redução dos riscos, tem como estratégia principal a medição de desempenho, tem clara definição de responsabilidades, trabalhando sempre com sistemas de recompensa. E mais, é focado no planejamento estrutural tendomaior controle no andamento da empresa, quanto à estrutura gerencial, é formal e segue a cultura organizacional.
O exemplo pratico de nosso estudo de caso é do aluno Anderson Fries, comprova essas características relacionadas ao administrador, como por exemplo:
No item de Comprometimento e Determinação, o Anderson obteve nota 19, sendo que o máximo seria de 30 pontos, neste item o Anderson temas características administrativas sendo que no seu melhor foi no item Disciplina e Dedicação, que é uma das características vivas no Administrador.
No item Obsessão Pelas Oportunidades, teve pontuação 9 de um total de 15 pontos, onde foi regular seu desempenho nas principais características do empreendedor, que é: procurar profundo conhecimento pelas necessidades de um cliente, direção pelomercado, obsessão em criar, e satisfazer o cliente.

EMPREENDEDOR VERSUS ADMINISTRADOR

Em Tolerância ao Risco, Ambiguidade e Incertezas, obteve 16 de um total de 25 pontos. Dentro desse item o Anderson até tem conotações de empreendedor, não procura calcular todos os riscos, e nem minimiza-los, e é hábil em resolver problemas.
Dentro do item, Criatividade, Autoconfiança e Habilidade deAdaptação, o Anderson obteve 17 de um total de 30 pontos, Anderson foi pontuação regular no item cabeça aberta, pensador, o que seria umas das atribuições essenciais ao empreendedor.
Em Motivação e Superação, Anderson obteve 40 de um total de 55 pontos, ressaltando que suas melhores pontuações foram nos itens intrínsecos ao administrador, obtenção a metas e objetivos, paciente, sabe ouvir, sabe...
tracking img