Empowerment

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Dada a competitividade presente na atividade empresarial, em virtude da globalização, que permitiu o acesso aos mercados internacionais e com o advindo das tecnologias nos processos produtivos, são cada vez maiores os desafios para as organizações. O que posiciona uma empresa diante de seus concorrentes é sua capacidade de gestão, que abrange desde a otimização de processos, reduçãode custos, habilidade na formação de preços até o atendimento às expectativas do cliente, com forte relação à imagem da empresa. Todos esses fatores são de extrema importância para o alcance dos objetivos macros da organização, quais sejam a lucratividade e a perenidade.
Considerando-se os diversos ramos de atividades e por menos evidente que seja em uma indústria, em que os processos são maisautomatizados, e mais aparente em prestadoras de serviços ou no comércio, todas as organizações dependem das pessoas que compõe o seu quadro funcional.
Assim, diversas tendências administrativas vem sendo aplicadas com vistas à garantir um bom desempenho do corpo funcional, alinhando ao que a empresa deseja conquistar.

Empowerment

Empower, em inglês pode ser traduzido como dotar de poder.De acordo com Chiavenato (2005) o empowerment é o processo de dar às pessoas poder e liberdade para ajudar na tomada de decisões e participar ativamente da organização.
Já Araujo (2001) define empowerment como o “fortalecimento do poder decisório dos indivíduos da empresa ou criação de poder decisório para os indivíduos, no caso de empresas mais rígidas e controladoras”.
Ulrich apud Oliveira eRodrigues (2004) afirma que “no empowerment o poder emana do próprio indivíduo, que assume total responsabilidade por seus atos. Seu objetivo é delegar recursos para que todos da empresa se sintam com poder para agir e de fato o façam, com responsabilidade.

Na linha dos autores que defendem o emprego do empowerment temos Oliveira e Rodriguez (2004), que acreditam que o empowerment:
a) adelegação de tarefas, por parte dos gerentes, lhes dá condições de focar seu trabalho no que realmente é importante e de dedicarem-se às atividades primordiais;
b) Gera oportunidades para o funcionário tomar iniciativa, resolver problemas, inovar, administrar e tomar decisões, contribuindo para seu desenvolvimento pessoal;
c) Propicia um ambiente motivador na organização, já que transmiteimplicitamente a mensagem de que os empregados são dignos de confiança;
d) Promove a satisfação dos clientes, já que a tomada de decisão se dá pelos que atuam no final da cadeia produtiva; e
e) Redução de custos, uma vez que há autonomia dos funcionários em tomar decisões e reduz a quantidade de pessoas e departamentos envolvidos.

Neste contexto, Araujo (2001) afirma que nas organizaçõesonde os indivíduos tem empowerment, estes avaliam as situações vividas pelas organizações e as comparam com seus conhecimentos e experiências, com vistas ao alcance da missão da empresa.
Além disso, o autor acredita que quando há abertura para a comunicação dentro da empresa, o nível de qualidade das informações circulantes aumenta sensivelmente, fazendo as pessoas trabalharem com maior interação econseguirem atingir os objetivos organizacionais. O autor complementa ainda que as empresas almejam ter como funcionários pessoas dedicadas e comprometidas com as metas.
Franco e Lima (verificar ano) verificaram a opinião de mais dois autores que defendem o empowerment. São eles Lopes (2010) e Ângelo (2010). O primeiro assegura que atualmente as organizações não prezam mais as pessoas quedetinham todo o conhecimento, gestores que outrora tinham como característica a centralização, processos, responsabilidades e acima de tudo, poder. O autor descreve a postura das empresas na Era da Informação, que deixaram de centralizar o poder para compartilhá-lo com os demais colaboradores, confiando em seu poder de decisão e fazendo-os sentirem-se responsáveis pelo sucesso da empresa.
Já o outro...
tracking img