Empowerment

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPORWERMENT














GUARULHOS – SP
2012
SHIRLEY DA SILVA RA 21384
SIMONE NATALIA RIBEIRO RA 21242
SIMONE SILVA DOS ANJOS RA 21404
SOLANGE VIEIRA SANTANA RA 21352
SUELI APARECIDA DE SOUZA RA 21436
SUELLEN LOPES MENDES RA 21301
TABATA REBECA FELIX RA 21404
TALIA KAWAKAMI RA 21365
TAMIRIS BIANCAXAVIER RA 21363
TAMIRYS MATSU TOKUMORI RA 21404



















REFERENCIAL TEORICO: EMPORWERMENT

O empowerment é uma abordagem de projeto de trabalho que objetiva a delegação de poder de decisão, autonomia e participação dos funcionários na administração das empresas. Este pensamento administrativo evoluiupara atender as necessidades da organização no competitivo mundo capitalista em que vivemos atualmente. A mudança da produção em massa para a produção enxuta leva as organizações a repensarem sua forma de administração para continuar competindo neste mercado dinâmico e mutável. Um ambiente competitivo dinâmico e complexo, onde a necessidade de inovação é fator determinante para o sucesso dasorganizações, exige que as pessoas estejam cada vez mais envolvidas em processos decisórios associados ás estratégias empresarias.

Diferentes entendimentos de empowerment são apresentados a seguir:

• Empowerment significa dar ao pessoal a autoridade para fazer mudanças no trabalho em si, assim como na forma ele é desempenhado (slack et al.,1977,p311);
• Empowerment é o reconhecimento e liberaçãodentro da organização do poder que as pessoas já possuem na riqueza de seus conhecimentos uteis e na motivação interna (RANDOLPH, 1995, P.20);
• Empowerment é um conjunto de procedimentos que buscam a interação e o envolvimento das pessoas com o trabalho e que as impulsionam a tomar iniciativas e a interferir com ações no processo produtivo (HERRENKOHL, JUDSON&HEFFNER, 1999, P.375);
•Empowerment consiste da capacitação e da valorização do funcionário para contribuir em inovação e resolução de problemas em seu local de trabalho (PFEIFFER & DUNLOP, 1990, P.11-12).











Gestão de Recursos Humanos e Empowerment

O empowerment deve estar relacionado aos vários programas da gestão de recursos humanos, entre eles, desenho de cargos, treinamento e desenvolvimento,remuneração e avaliação de desempenho.
O empowerment se desenvolveu a partir da necessidade de interfuncionalidade do funcionário devido ao processo de horizontalização das empresas ou downsizing que diminui os níveis hierárquicos da empresa e aproxima os funcionários do processo decisório da empresa estimulando sua participação através de programas de treinamento e desenvolvimento.
O empowerment dosfuncionários precisa estar baseado em um processo de estruturação da organização e de redesenho de cargos. A reestruturação organizacional e o redesenho de cargos devem permitir a descentralização da responsabilidade e o aumento da capacidade decisória das pessoas (SANTOS, 1998, P.96).
Além disto, a estruturação da organização “deverá ser flexível, de longo alcance, com permeabilidade entre diferentescarreiras. Não deverá esta amarrada á estrutura de cargos.
As promoções deverão ser baseadas em back-ground individual e desempenho”
(ALBURQUERQUE, 1992, P.27).
É fundamental que os funcionários possuam a capacidade de tomadas de decisões, que envolve a correta identificação de problemas, a geração de soluções alternativas, a avaliação de alternativas, a determinação dos critérios para adecisão, escolha do processo decisório, a definição de solução a ser adotada e a definição da estratégia de implementação. Os funcionários precisam se capacitar continuamente para saber trabalhar com situações novas ,trabalhar sob pressão,lidar com diferentes estilos pessoais e grupais, lidar com retroalimentação e resolver conflitos.
Gerentes somente podem tornar seus funcionários capacitados para...
tracking img