Empowerment

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1823 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO


Na busca de melhores resultados, as organizações têm testado algumas tecnologias e processos de gestão para a melhoria da qualidade da produção e da motivação de seus colaboradores.
Essa busca contribuiu para o desenvolvimento de algumas teorias e tecnologias, entre elas o conceito de Empowerment.
Existem muitos métodos e ferramentas para a melhoria dos sistemas gerenciais eprodutivos das grandes organizações.
Empowerment significa dar às pessoas o poder, a liberdade e a informação que lhes permitem tomar decisões e participar ativamente da organização. A utilização de equipes autodirigidas e a adoção de sistemas de administração e culturas participativas e abertas nas organizações significam que estas estão tentando propagar e compartilhar o poder com todos os seusmembros, abrindo mão do controle centralizado, sendo a solução viável; sem obstáculos, que promove rapidez, flexibilidade e capacidade de decisão na organização.
Aplicando o Empowerment na organização, ou seja, delegando poderes aos colaboradores desde os chefes até mesmo aos operários, a organização evita a evasão dos clientes e consegue aumentar sua agilidade no atendimento.
Este trabalho temcomo objetivo mostrar a importância e a necessidade da aplicação desta ferramenta, pois atualmente com a globalização, o mundo está cada vez mais competitivo e com isso as organizações precisam se adaptar e se adequar as novas realidades.
A elaboração deste trabalho se justifica também em função de auxiliar os colaboradores de todos os níveis hierárquicos dentro das organizações a sentir a suaprópria autonomia e também conhecer sua capacidade para a solução de problemas.

2 CONCEITO DE EMPOWERMENT


Empowerment vem do inglês que significa dar poder a uma pessoa.
Significa uma descentralização de poderes, ou seja, uma distribuição de poderes pelos vários níveis hierárquicos que estão compreendidos nas organizações.
Esta distribuição de poderes permite uma maior motivação doscolaboradores e sendo assim também proporciona uma maior liberdade de iniciativa, e estes por sua vez recebem benefícios dentro da organização como um todo.
O colaborador dentro da organização tem o poder necessário e suficiente para controlar seu próprio trabalho, podendo reduzir os custos e promovendo a eficiência no cumprimento das tarefas e também na motivação do pessoal.
Um desses métodos ouprocesso de gestão é o Empowerment que nada mais é do que um conceito do qual muito se fala.
Seu objetivo é simples: distribuir as responsabilidades nas tomadas de decisões em todos os níveis hierárquicos da organização e recursos para todas as pessoas, a fim de obter a sua energia criativa e intelectual, de modo que possam mostrar a verdadeira liderança e também ao mesmo tempo, ajudá-las a enfrentaros desafios de toda a empresa. O Empowerment busca a energia, o esforço e a dedicação de todos e também busca tirar do gerente o antigo monopólio do poder, das informações e do desenvolvimento. (CHIAVENATO, 1999.)
Este conceito tem sido seguido por muitos no meio empresarial, pois é um meio de sucesso a longo prazo nas organizações.
Uma das consequências da aplicação do Empowerment nasorganizações seria a mobilização dos colaboradores para que eles atuem com mais autonomia, autoridade e responsabilidade, assim utilizando seus conhecimentos e habilidades. Também pode ser uma mudança na própria forma de agir da pessoa, tornando a mais preparada e amadurecida para a tomada de decisões no futuro, que necessitarão de uma maior complexidade para serem resolvidas e também envolvendo maioresriscos.
Este fundamento é muito importante nas organizações, pois ele permite a descentralização do poder dos chefes e os distribui a todos os colaboradores, isso torna a tomada de decisões mais rápidas e não tão burocráticas.



2.1 COMO FUNCIONA O EMPOWERMENT


O Empowerment funciona da seguinte maneira: todo colaborador passa a ter poder de decisão e liberdade de ação ao mesmo tempo...
tracking img