Iluminismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1391 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito Iluminismo: Trata-se do efeito que uma representação causa no expectador de estar se deparando com o objeto real, ou com o espaço representado, tamanha a sua verossimilhança, o observador pode mesmo compreender, através da razão, que o percebe não passa de um efeito forjado, entretanto, dificilmente consegue enxergar de uma maneira diferente. O ilusionismo na pintura é firmementebaseado no completo domínio da perspectiva para que a pessoa tome aquilo que foi retratado pelo objeto real. Além disso, divide-se em dois tipos distintos: a quadratura, em que a pintura é utilizada para produzir a sensação de alargamento de um espaço arquitetônico e a tromp l’oeil. Nesse caso, o observador fatalmente é enganado, mesmo que se trate de um efeito passageiro.

Ele efetivamente crê queestá diante de um objeto real enquanto o que vê não passa de uma pintura. Também é bastante usado na arquitetura e principalmente nos cenários teatrais, em que o público deve ter a impressão de estar observando um espaço maior do que aquele que se encontra sobre o palco. O ilusionismo, de uma forma geral, está extremamente ligado aos próprios princípios do naturalismo, quando esta escola prega suasmáximas de representação mais fiel possível de um objeto. Também foi um termo empregado para as pinturas seiscentistas que faziam uso de determinada metodologia.

As caixas de show “por olhadela“, freqüentes na Holanda nessa época, podem ser boas amostras disso. Tratavam-se de espécies de cabines que continham cenas em seu interior, na parede de fundo. Através de um orifício, poderiam serobservadas, passando o efeito de tridimensionalidade. Exigiam muito domínio das técnicas da perspectiva. Tanto é verdade que o holandês Samuel van Hoogstrateno (1627 - 1678) , um dos artistas mais famosos por utilizar-se dessas artimanhas, é conhecido como “o virtuoso na perspectiva “. Suas caixas de peep show podem ser encontradas na National Gallery, em Londres. Hoje em dia, os cartões postais,pôsteres e livrinhos em “3 D“, que abusam dos efeitos da tridimensionalidade, podem ser bons exemplos de ilusionismo.

Introdução

Nesse trabalho nos apresentaremos um pouco sobre as mudanças culturais que ocorreram ao longo do séc XVIII com o surgimento de vários pensamentos racionais que juntos formaram um movimento chamado Iluminismo. Citaremos o que foi, seu apogeu, suas idéias, suascrenças e seus filósofos.

Surgiu na Inglaterra em 1680, foi uma “evolução” dos pensamentos. Desenvolvido entre a burguesia destacava suas ideologias. Procurava a resposta através da razão rompendo os pensamentos tradicionais.

Colocando em destaque os valores da burguesia, o Iluminismo favoreceu ao aumento dessa camada social. Procurava uma explicação através da razão (ciência) para todas as coisas,rompendo com todas as formas de pensar até então uma tradição. Para os iluministas só através da razão (ciência) o homem poderia alcançar o conhecimento, a convivência harmoniosa em sociedade, a liberdade individual e a felicidade. A razão (ciência) era, portanto, o único guia de sabedoria capaz de resolver qualquer problema, dando ao homem a compreensão e o domínio da natureza.

Os filósofosque divulgaram essas idéias foram chamados iluministas; sua maneira de pensar, Iluminismo; e o movimento, Ilustração. Os conceitos de política variavam de filosofo para filosofo.

As tendências que marcaram o Iluminismo foram: a valorização da razão e predominância da ciência; no aperfeiçoamento do homem e a liberdade política, econômica e religiosa.Destacou-se na Franca, pois defendia aliberdade e teve seu apogeu na Revolução Francesa.

Iluminismo

Século das Luzes ou Iluminismo, termo usado para descrever as tendências do pensamento e da literatura na Europa e em toda a América durante o século XVIII, antecedendo a Revolução Francesa. Foi empregado pelos próprios escritores do período, convencidos de que emergiam de séculos de obscurantismo e ignorância para uma nova era,...
tracking img