Empowerment

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPOWERMENT E PARTICIPAÇÃO, UMA ESTRATÉGIA DE MUDANÇA
Isabel Fazenda*

INTRODUÇÃO

O movimento de empowerment iniciou-se nos Estados Unidos no final da década de 70, e desde o fim da década de 80 esta forma de intervenção tem sido utilizada pelo Serviço Social. Em Portugal é ainda uma abordagem incipiente e não exclusiva dos assistentes sociais. É utilizada por diversos técnicos deintervenção social, em várias áreas de acção. Parte do pressuposto que os grupos marginalizados e discriminados na sociedade sofrem de uma falta de poder que os impede de lutar pelos seus direitos e usufruir de benefícios económicos e sociais, assim como de participar nas decisões políticas que interferem nas suas vidas. Para alterar esta situação é necessário que esses grupos aumentem as suascompetências e o seu poder.
O movimento de empowerment é consequência de uma evolução nas concepções de autonomia e responsabilidade dos indivíduos, e de uma maior consciência dos mecanismos de discriminação e exclusão que se geram na sociedade. “O caminho histórico que alimentou este conceito visa a libertação dos indivíduos relativamente a estruturas, conjunturas e práticas culturais e sociais que serevelam injustas, opressivas e discriminadoras, através de um processo de reflexão sobre a realidade da vida humana.” (Pinto, 2001, p.247)
Esta abordagem ultrapassa a tentação de atitudes paternalistas, de protecção excessiva e de tomadas de decisão unilaterais por parte dos profissionais, visto que o seu objectivo é a autonomia das pessoas desfavorecidas e a sua participação a um nível deigualdade com os técnicos, numa perspectiva de parceria. Isto exige uma mudança de atitude dos profissionais, principalmente em relação à partilha do poder e ao reconhecimento das capacidades dos seus clientes.

EMPOWERMENT, ÁREAS DE INTERVENÇÃO E OBJECTIVOS

Empowerment pode ser definido como “Um processo de reconhecimento, criação e utilização de recursos e de instrumentos pelos indivíduos,grupos e comunidades, em si mesmos e no meio envolvente, que se traduz num acréscimo de poder – psicológico,
As áreas em que tem sido aplicada a metodologia do empowerment são muito variadas: minorias étnicas e migrantes, mulheres, desempregadas, sem-abrigo, doentes mentais, vítimas de violência ou abuso sexual, promoção de direitos e cidadania, desenvolvimento sustentável, e intervenção comunitária.O objectivo do empowerment é fortalecer em direitos e em participação, grupos, pessoas ou populações sujeitos a discriminação e exclusão, e por outro lado, fiscalizar os poderes estatais e os grandes interesses económicos, e lutar contra a opressão. Pretende favorecer a efectiva participação dos cidadãos na vida social, económica, política e cultural, e uma distribuição mais equitativa dosrecursos. Para atingir este objectivo tem que haver também um processo de distribuição de poder.
Uma visão estática do poder mostra-o como uma relação estruturada de dominação/submissão. Na abordagem do empowerment o poder provém de várias fontes, sociais, económicas, políticas e culturais, e pode ser gerado e disseminado através das interacções sociais. É uma forma de interacção com dois sujeitos(dominador/dominado), mas esta configuração pode ser alterada através duma redistribuição do poder. Assim, o poder é entendido como a capacidade e autoridade.
• Influenciar o pensamento dos outros – poder sobre
• Ter acesso a recursos e bens – poder para
• Tomar decisões e fazer escolhas – poder para
• Resistir ao poder dos outros se necessário – poder de
O processo de empowermentpretende desenvolver todos estes tipos de poder.

CONTRIBUIÇÕES HISTÓRICAS PARA O MOVIMENTO DE EMPOWERMENT

O movimento do empowerment sofreu influências de vários factores históricos ao longo do tempo, que fazem parte de um processo de emancipação dos indivíduos e dos grupos dentro da sociedade, tais como:

1º - Expansão da concepção de cidadania
“A cidadania é uma construção social...
tracking img