Embriologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Embriologia Embriologia

AcAdêmicAs de enfermagem: Daiana Karina Maristela

Defeitos do tubo neural, o que é? Os defeitos do fechamento do tubo neural (DFTN) são malformações congênitas freqüentes que ocorrem devido a uma falha no fechamento adequado do tubo neural embrionário, durante a quarta semana de embriogênese. Os defeitos apresentam um espectro clínico variável, sendo os mais comunsa anencefalia e a espinha bífida podendo também, apresentar hidrocefalia congênita. Aproximadamente 20% das crianças afetadas por DFTN apresentam algum outro defeito congênito associado. Embora varie consideravelmente nas diversas regiões geográficas, a incidência dos DFTN, de uma maneira geral, se situa em torno de 1:1. 000 nascimento vivo. O risco de recorrência em futuras gravidezes de um casalque teve um filho com DFTN é cerca de 25 a 50 vezes maior que o risco da população em geral, se situando entre 4 e 5%. Embora os DFTN apresentem etiologia heterogênea e sejam descritos diversos mecanismos em sua gênese, a maioria dos casos é atribuída à interação entre vários genes e fatores ambientais, o que é denominado de herança multifatorial. A forma como o mecanismo genético atua ainda nãoestá bem esclarecida, mas há fortes evidências do seu envolvimento.

Pag. 2

Teratologia A hidrocefalia (palavra derivada do grego hidro=água; céfalo=cabeça) é um acúmulo excessivo de fluído (cefalorraquidiano) dentro dos ventrículos (espaços no cérebro) ou do espaço subaracnóideo. Ocasionando a dilatação do sistema ventricular e a compressão das estruturas encefálicas. Este líquido tem comofunção proteger e hidratar o cérebro, mas em grande quantidade provoca a hidrocefalia. A afecção em questão surge quando há um desequilíbrio entre a quantidade produzida desse líquido e a quantidade que é absorvida. Esse desequilíbrio pode ocorrer devido a uma obstrução na drenagem do líquido para o sistema sanguíneo, ou também, ocorrer por outras razões, como excesso de produção do líquidocefalorraquidiano. Conseqüentemente ao aumento de líquido cefalorraquidiano, ocorre uma dilatação dos ventrículos, levando ao aumento da pressão dentro do crânio.

Pag. 3

Esta doença pode ter causa congênita, sendo elas relacionadas -Genética (hereditário); - espinha bífida; - recém nascidos prematuros; Já nos casos de hidrocefalia adquirida, as causas podem ser:

principalmente a três causas:- Infecções (caxumba, citomegalovirus, hepatite, toxoplasmose, poliomielite, entre outras...) - Hemorragia intraventricular;

- Traumatismos; - Tumores; - Cistos; - Estenose de aqueduto Sylvius; - Meningite;

Pag. 4

Classifica-se a hidrocefalia de acordo com sua causa:  Obstrutiva ou não-comunicante: é quando há um bloqueio no sistema ventricular do cérebro, impedindo que o líquidocefalorraquidiano flua normalmente pelo cérebro e medula espinhal. Esta obstrução pode surgir no nascimento ou até mesmo após.  Não-obstrutiva ou comunicante: é resultante da baixa produção do fluído ou de sua absorção. É mais comum de ocorrer quando há sangramento no espaço subaracnóideo, sendo que pode estar presente ao nascimento ou surgir depois.  Pressão normal: este tipo é uma hidrocefaliaadquirida comunicante, onde os ventrículos estão dilatados, no entanto, não há aumento de pressão, aparecendo com maior freqüência em pessoas idosas. Resulta de um trauma ou doença, porém as causas ainda não estão totalmente elucidadas.

Pag. 5

Indivíduos que sofrem de hidrocefalia podem apresentar problemas de aprendizagem, geralmente associados com problemas de concentração, de raciocíniológico, memória curta, problemas de coordenação, de organização, dificuldades de localização no tempo e nos espaço, problemas de motivação, puberdade precoce ou dificuldades visuais. Outros sinais que podem surgir são: rápido crescimento da cabeça, tornando-se excessivamente grande; irritabilidade; ataques epiléticos; cefaléia; dificuldades de locomoção; perda das habilidades físicas; alterações de...
tracking img