Projeto de pesquisa - probabilidade e estatística

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1127 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JUSTIFICATIVA


O objetivo desse artigo é promover uma discussão sobre a inserção da estatística e probabilidade no currículo de Matemática desde os anos iniciais da escola básica e as possíveis relações e/ou implicações com a formação de professores que atuam nesse nível de ensino.
Hoje, muitas de nossas crianças quando se vêem diante de um gráfico, não sabem interpretá-lo,isso ocorre porque elas não foram instruídas desde cedo a buscarem conhecimento na área de probabilidade e, nesses casos em particular, estatística. Esses dois campos matemáticos são de suma importância em nossa vida não só como estudantes, mas como cidadãos. Quando estivermos frente ao vestibular, como posso verificar a melhor opção de universidade se não conseguir ver a probabilidade de passar nomesmo? Quando estiver trabalhando, como posso investir em uma ação na bolsa de valores se não souber identificar as probabilidades de altas e baixas do mercado?
As propostas curriculares de matemática têm procurado justificar a importância e a relevância desses temas na formação dos estudantes, pontuando o que eles devem conhecer e os procedimentos que devem desenvolver para umaaprendizagem significativa. O estudo desses temas torna-se indispensável ao cidadão nos dias de hoje e em tempos futuros, delegando ao ensino da matemática o compromisso de não só ensinar o domínio dos números, mas também a organização de dados, leitura de gráficos e análises estatísticas.
Dessa forma, proponho que os conceitos probabilísticos e estatísticos devam ser trabalhados desde os anosiniciais da educação básica para não privar o estudante de um entendimento mais amplo dos problemas ocorrentes em sua realidade social.
Não é possível esperar que nosso aluno chegue ao ensino médio para iniciarmos conteúdos essenciais para o desenvolvimento de sua visão de mundo. É preciso que a escola proporcione a ele instrumentos de conhecimento que lhe possibilitem uma reflexão sobre asconstantes mudanças sociais e o prepare para o exercício pleno da cidadania. Nesse sentido, D’Ambrósio (1996, p. 87) aponta: “A educação para cidadania, que é um dos grandes objetivos da educação de hoje, exige uma ‘apreciação’ do conhecimento moderno, impregnado de ciência e tecnologia”.
Assim, considero que o trabalho com estatística e probabilidade torna-se relevante ao possibilitar aoestudante desenvolver a capacidade de coletar, organizar, interpretar e comparar dados para obter e fundamentar conclusões, que é a grande base do desempenho de uma atitude científica. Esses temas são essenciais na educação para a cidadania, uma vez que possibilitam o desenvolvimento de uma análise crítica sob diferentes aspectos científicos, tecnológicos e/ou sociais.
OBJETIVOS GERAISAnalisar como a probabilidade e estatística aparecem nos conteúdos disciplinares, conectando a escola ao cotidiano, e como lidamos com eles todos os dias, e assim renovar os currículos escolares do ensino fundamental para que o aluno tenha uma melhor relação e um aprendizado mais proveitoso no ensino médio.OBJETIVOS ESPECÍFICOS


• Diagnosticar como está sendo levado o conhecimento de probabilidade e estatística para as pessoas, principalmente estudantes do ensino fundamental.
• Elaborar propostas de ensino que leve estudantes a saber usar esse campo matemático a seu favor.
• Explicar a esses estudantes uma melhor interpretação degráficos de pesquisa, tabelas dinâmicas, etc.
























































METODOLOGIA


O projeto será desenvolvido de forma quantitativa, pois iremos fazer pesquisa de campo, com observações, coleta de dados, etc.
Primeiro será feito testes para verificação de qualidade que as pessoas...
tracking img