Eletromecanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA TÉCNICA CENECISTA CAROLINO EUZÉBIO NUNES
CURSO TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA



MOTORES ELÉTRICOS















MOTORES ELÉTRICOS





Trabalho de conclusão apresentado ao Curso Técnico em Eletromecânica da Escola Técnica Cenecista Carolino Euzébio Nunes, como exigência para obtenção docertificado de Técnico em Eletromecânica.















CHARQUEADAS, 2012.
RESUMO

Motores elétricos são basicamente máquinas desenvolvidas para a transformação de energia elétrica em energia mecânica, destinada a dar movimento aos mais diversos tipos de equipamentos.
Devido ao seu baixo custo de manutenção e facilidade de manuseio em geral, este é o mais usado de todos os tiposde motores da nossa indústria.


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 5
2 Tipos de Motores Elétricos 6
2.1 Funcionamento 7
2.1.1 Motores de corrente contínua 7
2.1.2 Motores de corrente alternada: 8
2.1.3 Ligação dos motores trifásicos: 9
2.1.4 Motor Corrente Alternada Série ou Universal: 11
2.1.5 Motor de Repulsão: 12
2.1.6 Motor de Fase Dividida : 13
2.1.7 Motor com capacitor de partida : 132.1.8 Motor com capacitor permanente: 14
2.1.9 Motor com dois capacitores: 14
2.1.20 Motor de campo distorcido: 15
2.2 Sentido de rotação dos motores: 15
2.3 Identificação de Motores Trifásicos (placa do motor): 16
3. CONCLUSÃO 18
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19




1. INTRODUÇÃO

Desde que foi desenvolvido o motor elétrico foi uma máquina destinada a transformar energia elétricaem mecânica.
É o mais usado de todos os tipos de motores, pois combinam as vantagens da utilização de energia elétrica - baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade de comando – com sua construção simples, custo reduzido, grande versatilidade de adaptação às cargas dos mais diversos tipos e melhores rendimentos.












2 Tipos de Motores Elétricos2.1 Funcionamento

A maioria de motores elétricos trabalham pelo eletromagnetismo, mas existem motores baseados em outros fenômenos eletromecânicos, tais como forças eletrostáticas. O princípio fundamental em que os motores eletromagnéticos são baseados é que há uma força mecânica em todo o fio quando está conduzindo a eletricidade contida dentro de um campo magnético. A força édescrita pela lei da força de Lorentz e é perpendicular o fio e o campo magnético. Em um motor giratório, há um elemento girando, o rotor. O rotor gira porque os fios e o campo magnético são arranjados de modo que um torque seja desenvolvido sobre a linha central do rotor.

A maioria de motores magnéticos são giratórios, mas os tipos lineares existem também. Em um motor giratório, a parte giratória(geralmente no interior) é chamada o rotor, e a parte estacionária é chamada de estator ou bobina de campo.


2.1.1 Motores de corrente contínua
São motores de custo elevado e, além disso, precisam de uma fonte de corrente contínua, ou de um dispositivo que converta a corrente alternada comum em contínua. Como a fornecida pelo estator do alternador “retificada” pelos diodos.

São os usadosnos automóveis. Podem funcionar com velocidade ajustável entre amplos limites e se prestam a controles de grande flexibilidade e precisão. Por isso seu uso é restrito a casos especiais.



2.1.2 Motores de corrente alternada:
São os mais utilizados, porque a distribuição de energia elétrica é feita normalmente em corrente alternada. Seu princípio de funcionamento é baseado no campo girante,que surge quando um sistema de correntes alternadas trifásico é aplicado em polos defasados fisicamente de 120º.

Dessa forma, como as correntes são defasadas 120º elétricos, em cada instante, um par de polos possui o campo de maior intensidade, causando a associação vetorial desse efeito o campo girante.

Os principais tipos de corrente alternada são:

A. Motor síncrono:
Funciona com...
tracking img