Eletromagnetismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2968 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
UNIOESTE - CAMPUS FOZ DO IGUAÇU
CECE - CENTRO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIAS EXATAS
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
FÍSICA GERAL E ELETRICIDAE BÀSICA
ELIZETE AMORIN

CINTHIA RODRIGUES DA SILVA
KENNER ALAN KLIEMANN
LEONARDO MORI
THIAGO CHAVES

ELETROMAGNETISMO

Foz do Iguaçu, 2011
Introdução



1.Forças elétricas

Considere uma força semelhante àgravitacional que varie predominantemente com o inverso do quadrado da distância, mas que seja cerca de bilhões de bilhões de vezes mais intensa, e ainda com outra diferença. Existem dois tipos de “matéria” que podemos chamar positiva e negativa. Matérias de mesmo tipo se repelem e de tipos diferentes se atraem – diferente da gravidade, onde há apenas atração. O que pode acontecer ?
Uma porçãode positivas se repele com uma força enorme e se espalha em todas as direções. Uma mistura de igual quantidade de negativas age da mesma forma. Mas, uma mistura de igual quantidade de positivas e negativas pode se comportar de uma forma completamente diferente. Os tipos opostos se puxam com uma atração fantástica. Como resultado liquido, estas forças fantásticas podem se balancear quaseperfeitamente, formando misturas finas e compactas das positivas e negativas, enquanto, entre duas porções separadas de tais misturas, pode não existir praticamente atração ou repulsão alguma.
Tal força existe: a força elétrica. E toda matéria é uma mistura de prótons positivos e elétrons negativos, que estão se atraindo e repelindo por esta força extraordinária.
Afirmamos que a força elétrica, assimcomo a força gravitacional, descreve inversamente com o quadrado da distância entre as cargas. Esta relação é chama de lei de Coulomb. Mas ela não é precisamente verdadeira quando as cargas estão se movendo – as forças elétricas dependem, também, de uma forma complicada, do movimento das cargas. Uma parte da força entre cargas em movimento é chamada de força magnética. Isto é, na verdade, um aspectodo efeito elétrico. Esta é a razão pela qual chamamos o assunto de “eletromagnetismo”.
2.Eletromagnetismo
2.1- Campo Magnético
A força em uma carga elétrica depende não apenas de onde esta carga se encontra, mas também de como ela esta se movendo. Todo ponto no espaço é caracterizado por duas quantidades vetoriais que determinam a força em qualquer carga. Primeiro, existe a força elétrica quenos dá a componente da força que independente do movimento da carga. Nós a descrevemos através do campo elétrico, E. Existe também uma componente adicional a força, chamada força magnética, que depende da velocidade da carga. Esta força magnética possui uma estranha característica direcional: em qualquer ponto no espaço, tanto a direção, quanto a magnitude desta força, dependem da direção domovimento da partícula: em cada instante essa força é sempre perpendicular ao vetor velocidade, além disso, em qualquer ponto, esta força é sempre perpendicular a uma direção fixa do espaço, finalmente, a magnitude desta força é proporcional à componente da velocidade perpendicular a esta direção única. É possível descrever todo este comportamento definindo o vetor do campo magnético B, que especificatanto esta direção única no espaço, quanto a constante de proporcionalidade com a velocidade, o que permite escrever esta força como F=qv.B.
“O campo que vamos definir tem símbolo B e também é chamado de indução magnética. Vamos buscar uma analogia com o campo da gravidade. Para constatar a existência do campo da gravidade g, basta pegar um objeto de massa m e deixar cair, atraído para a Terrapela força F:
F=m.g
Para constatar a existência de um campo elétrico E, basta colocar uma carga q próxima a outra carga e nela atuará a força dada por:
F=q.E
A existência do campo magnético é verificada por uma carga em movimento. Diremos que em um ponto do espaço existe um campo B se uma carga q com velocidade v receber uma força dada por:
F=qv.B ”

2.2- Força magnética
Existe um...
tracking img