Caldeiraria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ERHO 03 MEDIDAS DE CONTROLES APLICADOS ÀS ATIVIDADES DE CALDEIRARIA
II Encontro Regional de Higiene Ocupacional /NE

Copyright 2009, Encontro Regional de Higiene Ocupacional – ERHO Este Trabalho Técnico foi preparado para apresentação no II Encontro Regional de Higiene Ocupacional, realizado no período de 15 a 17 de junho de 2009, em Salvador. Este Trabalho Técnico foi selecionado paraapresentação pela Comissão Técnica do evento. O conteúdo do Trabalho Técnico, como apresentado, não foi revisado pela Comissão Técnica do II ERHO. Os organizadores não irão traduzir ou corrigir os textos recebidos. O material conforme, apresentado, não necessariamente reflete as opiniões dos organizadores. É de conhecimento e aprovação do(s) autor (es) que este Trabalho Técnico seja publicado nos Anaisdo II Encontro Regional de Higiene Ocupacional.

Resumo
Este Trabalho tem como objetivo disseminar as boas práticas de Higiene Ocupacional aplicando às atividades de Caldeiraria. No processo de fabricação de estruturas metálicas (tubulações/conexões), utilizadas para transportar diversos produtos, é necessária a realização do biselamento das extremidades da tubulação com a finalidade de formar oângulo adequado para a execução da solda. Esta atividade normalmente é realizada através do uso de Lixadeira e o acabamento com uso de Retífica. No presente trabalho foi avaliado a substituição da “Lixadeira” por uma “Biseladora”, verificando a redução do nível de ruído bem como tempo de exposição, proveniente do uso da Lixadeira.

1. Introdução
Com o crescimento acelerado da tecnologia queabrange praticamente todas as atividades humanas, juntos com as vantagens delas decorrentes, aparecem vários riscos gerados do processo provocando efeitos nocivos saúde e à qualidade de vida. Surgem também, doenças e incômodos que não influenciam somente no ambiente de lazer e familiar, mas também nas atividades laborais. Um desses agentes de riscos gerados pela tecnologia é o ruído, o qual temimportância não só porque está presente na maioria das atividades humanas, mas também pelos danos causados ao homem. São muitos os problemas decorrentes do ruído, como exemplo a dificuldade na comunicação, o stress, a falta de concentração, desordens físicas, dificuldades mentais e emocionais e principalmente a surdez progressiva.

2. Conceitos
HIGIENE OCUPACIONAL - “É a ciência e arte dedicada aantecipação, reconhecimento, avaliação e controle de todos os fatores ambientais que possam causar doença, dano à saúde e o bem estar, ou significante desconforto e ineficiência entre os trabalhadores ou pessoas da comunidade.” SOM - Propaga pelo ar em forma de ondas e que é percebida pelo ouvido humano. É uma sensação agradável, em nível suportável e que não irrita. Ele é composto de váriasfreqüências O som é uma vibração que se que se relacionam harmonicamente. RUÍDO - Superposição de várias freqüências sem relação harmônica. É um som inconstante, instável e irregular que traz uma sensação auditiva desagradável e perturbadora.

3. Processo de Trabalho
A Caldeiraria é responsável pela fabricação de peças e equipamentos em geral partindo da conformação de chapas metálicas (aço carbono,aço inoxidável ou ligas de alumínio), ela é considerada uma área de Apoio à Produção.

3.1. Processo com utilização de lixadeira Para o acoplamento de tubulações e conexões, inicialmente é realizada a limpeza das extremidades das peças com uso de lixadeira e/ou retifica, para retirada das impurezas destas, tais como: ferrugem e tinta, conforme mostra a Fig.1. Após a limpeza inicia-se o processo debiselamento das peças com utilização de lixadeira. O biselamento é o faceamento da tubulação garantindo que esta esteja com um ângulo adequado ao diâmento da peça conforme mostra a fig. 2.

______________________________

II Encontro Regional de Higiene Ocupacional

ERHO 03 MEDIDAS DE CONTROLES APLICADOS ÀS ATIVIDADES DE CALDEIRARIA

Fig. 1: Peça limpa de impurezas após utilização de...
tracking img