Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1917 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Importância da Contabilidade para a administração.[1]

Luppi, Lupercio Fuganti[2]

Miloca, Leo Mathias[3]

sÉKULA, Jackson Marcel[4]

SOUSA, Paulo Daniel Batista de[5]

A Ciência Contábil é importante para a sociedade como um todo. Hoje além da mensuração do patrimônio e das escritas fiscais, a Contabilidade é reconhecida como a principal ferramenta para transformação de fatos dodia a dia das empresas, em informações que auxiliam os gestores nas tomadas de decisões para o desenvolvimento das entidades.
As novas tecnologias de informação influenciaram muito o entendimento e a eficiência que a Contabilidade atingiu nos dias de hoje. O desenvolvimento das áreas tecnológicas, como a informática, a logística e os recursos humanos, formaram na verdade uma aliança estratégicacom a contabilidade e a tornaram ainda mais rápida, eficiente e eficaz no repasse das informações necessárias à tomada de decisão. O Contador passou a ser reconhecido como um profissional imprescindível e absoluto no controle das informações que auxiliam a tomada de decisão. Consultores tributários, da área societária, auditores, controlers e analistas financeiros, entre outros, sãoprofissionais da Contabilidade considerados como indispensáveis por grandes empresas que integram o mercado financeiro.
Como ciência, a Contabilidade depende de profissionais e estudiosos que interagem sobre todo o processo tecnológico, filtrando as informações de acordo com a necessidade dos administradores em cada momento da gestão empresarial, pois a partir das informações atuais e do passado de umaempresa, é que se determina todo o planejamento e estratégias das futuras ações que determinam o sucesso da tomada de decisão.

Palavras-Chave: Contabilidade, Administração, Tomada de decisão.

Área Temática: Ciências Sociais e Aplicadas.

Introdução

A intenção deste trabalho é apresentar a Contabilidade como um instrumento gerencial que está em contínua evolução, cada vez mais,considerada como ciência auxiliar de projeções para o processo decisório da Administração, que depende de tecnologia para o desenvolvimento de seus projetos.

A Contabilidade, como ciência, apresentou muitas mudanças nas últimas décadas, mais do que nunca, deixou de ser apenas um instrumento de escrituração fiscal e histórica para contentar as exigências do estado e passou a ser consideradacomo uma ferramenta que atua diretamente na tomada de decisão.

Segundo Franco (1983, p.20) “A Contabilidade desempenha, em qualquer organismo econômico, o mesmo papel que a história, na vida da humanidade. Sem ela não seria possível conhecer nem o passado, nem o presente da vida econômica da entidade, não sendo também possível fazer previsões para o futuro, nem elaborar planos paraa orientação administrativa.”.

Desta maneira, verifica-se que o estudo da Contabilidade é imprescindível aos profissionais de administração, pois estratégia e planejamento envolvem toda a organização, em seus diversos níveis . Acompanhamento e controle, devem estar lastreados em informações distintas e direcionadas para cada área de uma empresa, envolvendo ou não necessidades comunspara que a tomada de decisão ocorra naturalmente, como por exemplo: uma promoção de vendas e investimentos em propaganda são efetuados após a consulta efetiva a resultados anteriores e projeções realizados através da contabilidade.

O PAPEL DA CONTABILIDADE

Com a evolução da competitividade dos mercados, cada vez mais, as empresas buscam novas tecnologias que permitam àAdministração vislumbrar perspectivas futuras para as organizações, por isto a Contabilidade também tem se desenvolvido muito nos últimos anos e, conceitos de gestão, qualidade, planejamento estratégico utilizados internamente somente pela Administração estão cada vez mais incorporados na prestação de serviços contábeis.

Os profissionais desta ciência, a cada dia que passa, contribuem mais...
tracking img