Fichamento a etica cavaleiresca e amor cortes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A formação do ideal cavaleiresco esteve intimamente ligada à ética cristã. Ao longo dos séculos, a Igreja tentou, por meio dos mais diversos procedimentos, regularizar, regulamentar e controlar omeio guerreiro. Sabendo que durante a idade Média o corpo de guerreiros, constituía-se basicamente pelo corpo de cavaleiros, pouco a pouco a Santa Sé tentou inserir no âmago da formação da ideologiacavaleiresca, uma dose da ética cristã.
Numa mudança ideológica do que outrora pregara as instituições eclesiásticas para controle destes milites (ou guerreiros, fossem eles cavaleiros ou não), como apaz e trégua de Deus – que visavam, no fundo, não ao controle dos direitos senhoriais, mas limitar a ação guerreira dos senhores feudais e seus cavaleiros em territórios de outrem –, O idealbaseava-se em ordenar as ações dos cavaleiros através da criação de um estilo de vida novo, onde os cavaleiros poderiam se reconhecer através de um objetivo comum, e que conteria uma ideologia que se inseririadentro de uma ética religiosa mais abrangente. Em outras palavras, as instituições de paz, muito em voga entre o fim do século X e meados do XI, pretendiam muito mais obter um domínio sobre as açõesguerreiras, numa tentativa de evitar as lutas intestinas entre os senhores feudais.
A Igreja, como uma das instituições poderosas da idade média, ainda tentou, por meio das ditas instituições de paz(a paz e trégua de Deus), se defender das batalhas intestinas que eram travadas no ocidente europeu por volta do ano mil. “A própria Igreja é a principal vítima dessas guerras feudais. É a razão pelaqual ela tenta se precaver por meio das instituições de paz.” Elas têm iníco em fins do século X na Catalunha e Aquitânia e ganham todo o Ocidente durante o século XI, antes de, pouco a pouco, noséculo XII, serem substituídas pelas autoridades reais e principescas, em plena renovação por volta deste período. Um pouco antes, a Igreja ainda enxergava a cavalaria com maus olhos.
Apesar de...
tracking img