Eletroforese Capilar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1142 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O processo de eletrofose é definido como “o movimento ou migração diferenciada de espécies carregadas pela atração ou repulsão em um campo elétrico”, ou seja, é a migração de dos íons em um campo elétrico. Foi introduzida como uma técnica de separação por Tiselisus em 1937, quando colocou uma mistura de proteínas entre soluções-tampão conectadas por um tubo onde se aplicou uma diferença depotencial.
Ao longo dos anos, a eletroforese foi sendo aperfeiçoada visando maior eficiência e diminuição dos efeitos térmicos provenientes da aplicação de um campo elétrico. Com o avanço instrumental das técnicas de eletroforese, foi possível a introdução de colunas capilares no sistema eletroforético, resultando na eletroforese capilar.
A eletroforese capilar é uma técnica de separação de altaresolução realizada com íons em solução em uma coluna capilar estreita. Modificações da técnica permite separar também analitos eletricamente neutros. Aplica-se com igual facilidade à separação de macromoléculas como proteínas e DNA; pequenas espécies como Na+ e benzeno. Através da eletroforese capilar pode-se analisar o conteúdo de uma única célula.
O uso do capilar oferece muitas vantagenssobre os outros meios utilizados na eletroforese (placas de gel, papel, etc). A geometria do capilar favorece a dissipação do calor gerado pela passagem de corrente elétrica, consequentemente, separações de alta eficiência podem ser conseguidas em um curto período e com pequena quantidade de amostra e solvente.
Apresenta variedade nos modos de separação que podem ser efetuados em uma única colunacapilar. Dentre os vários modos de separação destacam-se:
Fronteira móvel
Zona
Micelar
Gel
Isotacoforese
Focalização isoelétrica
Eletrocromatografia capilar

Modos de operação em Eletroforese Capilar
Separação
Aplicação
Cromatrografia Eletrocinetica Micelar (MEKC)
Baseada na partição diferencial dos solutos entre a fase movel e uma pseudo fase composta por miscelas cuja mobilidadeefetiva é uma resultante da mobilidade do fluxo eletrosmótico e da mobilidade da própria micela
Analise de compostos neutros
Eletroforese Capilar em Gel (CGE)
A separação é obtida preenchendo-se um capilar com uma matriz polimérica. A maior vantagem sobre a clássica eletroforese em placas é a obtenção de resultados quantitativos mais exatos, tempo de análise mais curtos e a possibilidade deautomação do processo.
separação de
compostos, principalmente proteínas e ácidos
nucleicos
Cromatografia
Eletrocinética
Capilar (CEC)
A CEC é uma técnica recente de separação que combina as vantagens da cromatografia líquida de alta eficiência com a Eletroforese
Capilar. Nesta técnica, o transporte de solvente (fase móvel) é feito através do fluxo eletrosmótico ao longo da coluna. Oscapilares utilizados para esse tipo de separação são recheados com uma fase estacionária, como C18 (octadecilsílica).

Isotacoforese Capilar (CITP)
A Isotacoforese Capilar é uma técnica em
que são empregados dois tipos de eletrólito e
os solutos ficam confinados entre duas regiões compostas por estes eletrólitos. O primeiro eletrólito, que apresenta mobilidade eletroforética maior que todos oscomponentes da amostra, é chamado de eletrólito líder. O segundo, que
apresenta mobilidade eletroforética menor que todos os componentes da amostra, é conhecido como eletrólito terminador. Quando o potencial é aplicado, cria-se um estado estacionário no qual as zonas dos analitos migram em ordem decrescente de mobilidade, mas com velocidade constante e única. Outro aspecto importante é que todas aszonas adotam a concentração do eletrólito líder.
Desse modo, esse fenômeno pode ser utilizado para concentração de amostras no
interior do capilar.
Eletroforese Capilar em solução
livre (FSCE)
Também denominado Eletroforese
Capilar de Zona (do inglês Capillary Zone
Electrophoresis), é o modo de operação em CE mais utilizado pelos analistas. Neste modo, a amostra é injetada dentro da...
tracking img