Eletroforese

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Eletroforese



Eletroforese

A presente pesquisa tem como objetivo apresentar alguns fundamentos da técnica de separação de moléculas, denominada eletroforese.
O método da eletroforese,foi desenvolvido pelo químico Arne Tisselius para o estudo de proteínas em soro; e atualmente é o principal meio de checar o resultado de uma amplificação de DNA.
Existem classes distintas, e algumasmaneiras para a realização da técnica, os quais serão apresentados ao longo deste estudo levantado.
Para melhor explicação do método, este artigo divide-se em três partes. A primeira constitui a fundamentação teórica da eletroforese. A segunda, apresenta a metodologia adotada para o desenvolvimento da técnica.e, por fim, são apresentadas as conclusões.

Índice

CapítuloPágina

I Eletroforese...........................................................................4
1.1Eletroforese capilar em gel...............................................4
II Teoria da eletroforese...........................................................5
III Instrumentação....................................................................6III.1 O detector..................................................................... .6
III.2 Eletrodos........................................................................6
III.3 Colunas..........................................................................6
III.4 Sistemas de injeção........................................................6
IVAplicações...........................................................................7
Conclusão............................................................................8
Referências..........................................................................9

Eletroforese

Eletroforese é definido como sendo a migração de espécies carregadas eletricamente, que ocorre quando as mesmas são dissolvidas ou suspensas emum eletrólito, através do qual uma corrente elétrica é aplicada.
O princípio básico da técnica consiste em um tubo de sílica, contendo uma determinada solução eletrolítica, cujas extremidades estão imersas juntamente com dois eletrodos em dois reservatórios contendo a mesma solução eletrolítica . Ao introduzir uma diferença de potencial nos eletrodos( esta tensão pode chegar a 30 kV) ,inicia-sea migração iônica, cujas direções dos fluxos consideram a convenção de cargas elétricas. A detecção mais empregada é por absorção ultravioleta.

Solutos diferentes possuem mobilidades diferentes e migram através do capilar com velocidades diferentes.

A eletroforese convencional envolve o deslocamento de uma substancia coloidal ou de um soluto em uma solução tampão em consequencia da aplicaçãode um campo elétrico. O resultado é a migração de partículas ou íons na direção do catodo ou anodo, dependendo de sua carga efetiva.
O termo “eletroforese”por zona é geralmente usado para os sistemas em que as mobilidades iônicas são estudadas em tiras de papel, de acetato de celulose ou de acrilamida.
A eletroforese capilar (CE) tambem chamada eletroforese capilar por zona(CZE), tornou-se ummétodo muito utilizado.

1.1 Eletroforese Capilar em Gel

Eletroforese em gel é uma técnica de separação de moléculas que envolve a migração de partículas em um determinado gel durante a aplicação de uma diferença de potencial.
Os géis poliméricos usados para separar as macromoléculas de acordo com seu tamanho , são geralmente géis químicos, nos quais existem ligações químicas entre ascadeias que desempenham o papel de ligações cruzadas.
As macromoléculas são separadas em um gel por peneiramento, onde as moléculas menores migram mais rapidamente que as moléculas maiores através da rede polimérica emaranhada. Em alguns casos, o formato da moléculas também influi, pois algumas terão maior facilidade para migrar pelo gel.
A massa molecular de proteínas pode ser medida por...
tracking img