Eletrocirurgia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Doctum Campos Itamar Franco

Centro de Engenharias







Márcio de Andrade Grijó







Eletrocirurgia Bipolar vs Monopolar













Juiz de fora 25 de Abril de 2012

A eletrocirurgia e o uso de eletrocautérios são entidades distintas. Nos eletrocautérios, a corrente elétrica é utilizada para aquecer o filamento que se encontra na ponta do cautério. Acorrente elétrica volta pela mesma via, não passando, então, pelo paciente. O calor é transmitido diretamente para o tecido, a fim de se obter os efeitos terapêuticos. Na eletrocirurgia, a corrente elétrica é produzida por um gerador, chega ao corpo do paciente por um eletrodo ativo, agindo nos tecidos-alvo, e sai através do eletrodo neutro. Esta corrente elétrica, ao encontrar a resistência dotecido humano, é transformada em calor. O calor produzido determina os efeitos terapêuticos, seja de corte ou coagulação. A ponta do eletrodo ativo não sofre aquecimento. Quando o eletrodo neutro está distante do eletrodo ativo, sob a forma de uma placa, temos o sistema monopolar. No sistema bipolar, o eletrodo positivo e o eletrodo neutro estão separados por uma pequena distância, limitando o fluxoda corrente elétrica.

Duas propriedades básicas da eletricidade devem ser lembradas: primeiro, a corrente elétrica deve sempre completar um circuito; e, segundo, a corrente elétrica percorre o trajeto que oferece menor resistência ao seu fluxo. O circuito elétrico, no sistema monopolar, é muito diferente do circuito realizado pela corrente elétrica no sistema bipolar. Em ambos os casos,o circuito elétrico compreende a transmissão da corrente elétrica por um gerador, a passagem dos elétrons do eletrodo ativo para o eletrodo passivo, para que a corrente retorne, finalmente, ao próprio gerador. No sistema monopolar, o eletrodo ativo está distante do eletrodo passivo. O pequeno eletrodo ativo é utilizado no tecido alvo. O largo eletrodo dispersivo fica em contato com a pele dopaciente. A corrente elétrica, ao ser transmitida pelo eletrodo ativo, percorre o corpo do paciente, que se comporta como uma solução eletrolítica, antes de encontrar o eletrodo dispersivo. No sistema bipolar, os eletrodos ativo e neutro, necessariamente do mesmo tamanho, estão intimamente ligados, separados por uma distância de 1 a 3 mm. O fluxo da corrente elétrica, no tecido humano, se limita aoespaço entre os dois eletrodos. A corrente elétrica não atravessa o corpo do paciente. Torna-se importante o conhecimento de alguns outros conceitos físicos. A terra, o chão, constitui o condutor universal e ponto de retorno comum para os circuitos elétricos; desvio ou divisão da corrente elétrica constitui uma situação na qual parte da corrente elétrica foge do circuito elétrico desejado, seguindoum caminho alternativo de menor resistência para o solo. Em eletrocirurgia, perda, desvio da corrente elétrica, consiste de corrente elétrica de rádio frequência que flui por um caminho indesejado, em direção ao solo.

Frequência da corrente: O corpo humano também possui um sistema elétrico. Consiste do sistema nervoso, dotado de um sistema elétrico de baixa frequência. Correntes elétricasde baixa frequência, em contato o tecido humano, estimulam o tecido nervoso. O tecido nervoso, estimulado, provoca contração do tecido muscular. Entretanto, à medida que a frequência da corrente elétrica aumenta, diminui a sensibilidade do tecido nervoso. Correntes elétricas acima de 10.000 ciclos por segundo, já não estimulam o tecido nervoso. Assim, são utilizadas, na eletrocirurgia, correnteselétricas de alta frequência. Entretanto, correntes elétricas de frequência muito alta, ou ultra frequência, devem ser evitadas, já que podem ter comportamento imprevisível, errático, com possibilidade de perda de eficácia do sistema, e ainda, com o risco de produzir queimaduras indesejáveis, seja para o paciente, seja para o cirurgião. Na eletrocirurgia, a frequência da corrente elétrica está...
tracking img