Eletricista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Neste caso o polo negativo da bateria é conectado à zona P e o polo positivo à zona N, o que faz aumentar a zona de carga espacial, e a tensão nesta zona até que se alcança o valor da tensão dabateria.
O polo positivo da bateria atrai os electrons livres da zona N, os quais saem do cristal N e se introduzem no condutor no qual se deslocam até chegar à bateria. A medida que os electrons livresabandonam a zona N, os átomos pentavalentes que antes eram neutros, ao verem-se desprendidos de seus electrons no orbital de condução, adquirem estabilidade (8 electrons na camada de valência, versemicondutor e átomo) e uma carga eléctrica líquida de +1, o que os faz converterem-se em ions positivos.
O polo negativo da bateria cede electrons livres aos átomos trivalentes da zona P. Recordemosque estes átomos só têm três electrons de valência, e uma vez que tenham formado as ligações covalentes com os átomos de silício, têm somente 7 electrons de valência, sendo o electron que faltadenominado lacuna Acontece que quando estes electrons livres cedidos pela bateria entram na zona P, caem dentro destas lacunas com o que os átomos trivalentes adquirem estabilidade (8 electrons em seuorbital de valência) e uma carga eléctrica líquida de -1, convertendo-se assim em íons negativos.
Este processo se repete e de novo até que a zona de carga espacial adquire o mesmo potencial eléctricoda bateria.
Nesta situação, o díodo não deveria conduzir a corrente; não obstante, devido ao efeito da temperatura formam-se os pares electron-lacuna em ambos os lados da junção produzindo-se umapequena corrente (da ordem de 1μA) denominada corrente inversa de saturação. Além disso existe também uma corrente denominada corrente superficial de fugas a qual, como o próprio nome indica, conduzuma pequena corrente pela superfície do díodo; já que na superfície, os átomos de silício não estão rodeados de suficientes átomos para realizar as quatro ligações covalentes necessárias para obter...
tracking img