Eletrecidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
eletricidade é vital na vida moderna é desnecessário ressaltar sua importância, quer propiciando coforto aos nossos lares, quer atuando como insumo nos diversos segmentos da economia. Por outro lado o uso da eletricidade exige do consumidor a aplicação de algumas preucações em virtude do risco que a eletricidade representa, muitos não sabem, desconhecem ou desconsideram este risco. Os acidentesocorridos com eletricidade, no lar e no trabalho, são os que ocorrem com maior frequência e comprovamente os que trazem as mais graves consequencias. As normas de segurança estabelecem que que pessoas devem ser informadas sobre os riscos a que se expõem, assim como conhecer os seus efeitos e as medidas de segurança aplicaveis.As atividades com eletricidade apresentam os seguintes riscos a seususuários :
a) Choque Elétrico
b) Danos econômicos ( incêndio, explosões )
No dia a dia, seja no lar ou na indústria a maior preucupação sem dúvida é com o choque elétrico, visto que este é o tipo de acidente que ocorre com maior frequência . Incêndios e explosôes causados pela eletricidade são sinistros que ocorrem com menor frequência. É importante aletar que os riscos do choque elétrico e os seusefeitos estão diretamente ligados aos valores das tensões ( Voltagens ) da instalação, e é bom lembrar que apenas altas tensões provocam grandes lesões. Mas por um outro lado existem mais pessoas expostas à baixa tensão do que às altas tensões e que leigos normalmente não se expõem às altas, proporcinalmente podemos considerar que as baixas tensões são as mais perigosas. O maior risco no trabalhocom a eletricidade é o contato direto, que pode ser definido como o ocorrido quando uma pessoa tem acesso a alguma parte emergizada de uma instalação, provocando uma passagem de corrente através do corpo, uma vez que este é condutor e fecha um curto-circuito entre a massa e a terra. O que torna a eletricidade mais perigosa do que outros riscos fisícos como o calor, o frio e o ruído é que ela só ésentida pelo organismo quando o mesmo está sob sua ação. Para quantificar melhor os riscos e a gravidade do problema apresentamos alguns dados estatísticos :
43% dos acidentes ocorrem na residencia
30% nas empresas
27% não foram especificados.

Efeitos da Eletricidade no Corpo Humano

Ao passar pelo corpo humano a corrente elétrica danifica os tecidos e lesa os tecidos nervosos e cerebral,provoca coágulos nos vasos sanguineos e pode paralisas a respiração e os músculos cardíacos.A corrente ele'trica pode matar imediatamente ou pode colocar a pessoa inconsciente, a corente faz os músculos se contrairem a 60 ciclos por segundo, que é a frequência da corente alternada.A sensibilidade do organismo a passagem de corrente elétrica inicia em um ponto conhecido como Limiar de Sensação eque ocorre com uma intensidade de corrente de 1mA para corrente alternada e 5mA para corrente contínua. Pesquizadores definiram 3 tipos de efeitos manifestados pelo corpo humano quando da presença de eletricidade.
a) Limiar de Sensação ( Percepção )
O corpo humano começa a perceber a passagem de corrente elétrica a partir de 1 mA.
a) Limiar de Não Largar
Esta associado às contrações muscularesprovocadas pela corrente elétrica no corpo humano, a corrente alternada a partir de determinado valor, excita os nervos provocando contrações musculares permanentes, com isso cria se o efeito de agarramento que impede a vítima de se soltar do circuito, a intensidade de corrente para esse limiar varia entre 9 e 23 mA para os homens e 6 a 14 mA para as mulheres.
b) Limiar de Fibrilação VentricularO choque elétrico pode variar em função de fatores que interferem na intensidade da corrente e nos efeitos provocados no organismo, os fatores que interferem são :
a) Trajeto da corrente elétrica no corpo humano
O corpo humano é condutor de eletricidade e sua resistência varia de pessoa para pessoa e ainda depende do percurso da corrente. A corrente no corpo humano sofrerá variações conforme...
tracking img