Elementos da cidadania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Tocantins – UFT
Campus de Araguaína
Curso: Licenciatura Plena em História – Parfor
Disciplina: História Moderna II
Docente: Profª Drª Martha Victor Vieira
Acadêmico: Nude Naudo Lima Barbosa.

Os principais aspectos da cidadania nas sociedades ocidentais modernas.

Araguaína, To.
Outubro/2012

Os elementos essenciais para a formação da cidadania em relação aosaspectos da cidadania nas sociedades ocidentais modernas têm como principal características as relações no Estado-nação dos indivíduos com a autoridade soberana do país. Portanto percebe-se que uns dos elementos essenciais para a construção da nação são os direitos e deveres de todas as pessoas que são classificados como cidadãos, destacando “a questão é quão exclusiva ou inclusivamente o cidadão édefinido”. Para Bendix a igualdade na representa apenas uma condição de agir livremente, e sim com os direitos que o restante da sociedade possui como direito, esse sim, é o elemento fundamental e integrador das sociedades modernas, que tem como principais problemas as desigualdades sociais e econômicas.
É necessário igualdades de condições e igualdades de direitos, esta última estando vinculadaa capacidade de participação de cada parte da população. Vemos então aí a necessidade de garantia de igualdade, sento esta vinculada aos direitos sociais e políticos. Portanto ser cidadão é ser portador não só de direitos políticos, mas também dos direitos sociais que garantam uma vida digna em sociedade.
Podemos destacar as razões que definem o ser cidadão, sendo então excludente dosdependentes socialmente e classificam somente os adultos como cidadãos. Somente na Europa este tipo relação acontece referindo-se a cidadania nacional, sendo então diferenciada pela tradição.
Vemos então que segundo Bendix, tratar de cidadania é tratar das relações entre Estado-nação, tendo em vista as relações modernas na representatividade e exercício do poder político do próprio Estado que é realizadopor meio da soberania popular. Tem-se então neste processo um determinado desenvolvimento moderno político que é destacado no contexto da Europa Ocidental.
A contribuição está vinculada a experiência da modernização através de uma interligação nacional através do reconhecimento dos direitos de cidadania no contexto da formação do Estado nacional na Europa Ocidental. Diante destas questões tem-seentão que se cada sociedade tem um poder centralizado e a o reconhecimento dos direitos fundamentais, isto não a torna como sendo moderna tal sociedade, porque modernidade na perspectiva do autor está relacionada como cada sociedade “conjuga a integração nacional com extensão dos direitos, o que dá a singularidade de cada processo”.
De acordo com os princípios da “representação funcional” e do“princípio plebiscitário,” não deve haver nenhum poder que venha a intervir entre os cidadãos e o Estado, sendo então destruídos, sendo que cada cidadão como indivíduos possa tenham direitos iguais e que esses direitos sejam resguardados perante o soberano ou diante da autoridade nacional.
No que se refere a função está relacionada a todo tipo de atividade considerada apropriada ao Estado e dentro desuas prerrogativas institucionais. Por outro lado tem-se o termo “função” algo que venha a designar os direitos e deveres específicos de determinados grupos sociais, deste o comportamento em sociedade as questões éticas dentro do que é apropriado nas relações Estado-indivíduo. Sendo que a uma implicação teórica diferente no conceito de sociedade, já em relação a sociedade medieval tanto a posiçãocomo a função era pertinentes somente a determinados grupos fixos. Nas sociedades ocidentais modernas, a visão medieval foi substituída por função de grupo que propõe o ideal de igualdade.
O mais importante em relação ao rompimento das relações de autoridade tradicionais é a não cooperação entre os que se mantêm nas relações de autoridade e dependência. São nitidamente visíveis as mudanças...
tracking img