Eja- um novo caminho para o uturo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRÉ PROJETO - PEDAGOGIA

UEA – EJA, Um novo caminho para o futuro

Aluno: Leonardo vieira                 

1-Delimitação do Tema:
É muito comum, ainda, a concepção de que a partir de certa idade jáé tarde para   estudar.  Contudo, há histórias de vida que têm mostrado justamente o contrário: a garantia da educação de qualidade para jovens e adultos tem permitido mudanças nos relacionamentos dossujeitos envolvidos, abrindo novas possibilidades profissionais. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma  necessidade tanto na  comunidade como nos locais  de  trabalho.  À medida que a sociedadese desenvolve, novas possibilidades  de crescimento profissional surgem, mas, por outro lado, exigem maior qualificação e constante atualização de conhecimentos e habilidades. Esses conhecimentos ehabilidades, só podem ser adquiridos mediante educação formal. Além de que o básico hoje em dia é que se tenha no mínimo um ensino médio. A EJA oferece essa oportunidade aos que não a tiveram na idadeideal.

2-Justificativa

2.1-Interesse:
                 
                 Atualmente existe uma contradição nas cidades: por um lado, milhares de chefes de famílias desempregados ou em subempregos quemal sustentam o básico; de outro lado, vagas no mercado de trabalho que não são preenchidas. O principal motivo é a falta de qualificação profissional. Muitos adultos tiveram que abandonar a escolaou simplesmente nem tiveram a oportunidade de frequentá-la por razões variadas. Esses trabalhadores estão percebendo a urgência em retomar os estudos e a procura pela EJA tem aumentado.

2.2-RelevânciaSocial:
                   
                  Com uma maior oferta de educação para jovens e adultos com mais qualidade e o incentivo para a volta à sala de aula, toda a sociedade ganha. O mercadode trabalho, porque absorve profissionais qualificados; o Estado porque economiza com os benefícios sociais que paga para famílias de baixa renda e desempregados e o cidadão que se sente dono do...
tracking img