Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercícios – Engenharia de Software


1. Qual a importância da engenharia de software e como se justificam os custos a ela
associados?
A Engenharia de Software procura gerar valor através dos recursos de processamento de informação.  Analisa dados e informações e desenvolve estudos de viabilidade financeira econômica e ambiental. Se desejamos desenvolver um softwareprecisamos especificar necessidades, analisar a viabilidade e o custo, projetar, implementar e manter o software avaliando e garantindo suas qualidades. Além de planejar e gerenciar o processo de desenvolvimento.Os custos são necessários pois com eles você tem mais chances de obter um projeto de sucesso , bem estruturado e confiável .

2. O que você entende por processo de desenvolvimento de software e qual a suaimportância para a qualidade dos produtos de software? Qual a diferença entre
processo e projeto de software?

São as etapas a serem planejadas e concluídas no desenvolvimento de software.Com o software bem planejado e realizado com qualidade tende a ser bem sucedido e eficiente no seu proposito.
Projeto de Software é a parte da engenharia de software que se encarrega de transformar osresultados da Análise de Requisitos em um documento ou conjunto de documentos capazes de serem interpretados diretamente pelo programador.
Um processo de software pode ser entendido como um conjunto estruturado de atividades exigidas para desenvolver um sistema de software.
3. O que você entende por qualidade de software?
A qualidade de software é uma área de conhecimento da engenharia desoftware que objetiva garantir a qualidade do software através da definição e normatização de processos de desenvolvimento. Apesar dos modelos aplicados na garantia da qualidade de software atuarem principalmente no processo, o principal objetivo é garantir um produto final que satisfaça às expectativas do cliente, dentro daquilo que foi acordado inicialmente.

5. Em sua opinião, qual a vantagem em sedividir um sistema complexo em
subsistemas?

 O agrupamento de classes em subsistemas serve basicamente a este propósito, podendo ser útil também para a organização de grupos de trabalho em projetos extensos. A base principal para a identificação de subsistemas é a complexidade do domínio do problema. Através da identificação e agrupamento de classes em subsistemas, é possível controlar avisibilidade do leitor e, assim, tornar o modelo mais compreensível.

6. Suponha que você iniciou suas atividades em uma empresa e lhe é solicitado
desenvolver um software. Quais as suas primeiras providências, antes de colocar
em prática suas habilidades de desenvolvedor?

7. O que é o ciclo de vida de um software? Onde deve ser definido?
O ciclo de vida de um software descreve as fases pelas quaiso software passa desde a sua concepção até ficar sem uso algum.

O conceito de ciclo de vida de um software é muitas vezes confundido com o de modelo de processo.Deve ser definido no inicio do projeto.

8.O que é um modelo de processo de software? Quais os tipos comuns? Quais os
modelos gerais (ou paradigmas) mais conhecidos?
São as informações de processos, um modelo que ajude acompreender e permita melhorar processos, um modelo para satisfazer certos requisitos de qualidade, etc. 
Tipos comuns :
Modelos de Atividade
Modelos de Atividade de Granularidade Fina
Modelos Papel-Ação
Modelos Entidade-Relação
Modelos gerais :

Modelo Cascata
Modelo Espiral
Modelo Concorrente
Modelo Caótico

9.Qual a principal desvantagem do modelo em cascata de processo de software?Críticas ao modelo Cascata sugerem a inadequação deste a processos reais; em geral, há muito intercâmbio de informações entre as fases, e raramente ocorrem projetos onde não há concorrência das fases em si. Além disso, o modelo Cascata não leva em consideração questões modernas importantes ao desenvolvimento: prototipação, aquisição de software e alterações constantes nos requisitos, por exemplo....
tracking img