Trabalho de redes ipv4 ao ipv6

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de FUNDamento REDES DADOS E COMUNICAÇÃO

Evolução do protocolo da internet ipv4 ao ipv6

Estamos na era da tecnologia, da informação, uma era onde tudomuda muito rápido, novas tecnologias são lançadas todos os dias principalmente tratando se da internet. Uma das últimas novidades é o novo protocolo de internet oipv6, mas antes de falar sobre isto vamos antes conhecer esta tecnologia.
Ip é uma espécie de linguagem que os computadores usam pra se comunicarem entre si em umarede, é como se fosse um endereço do computador numa rede, cada computador tem seu ip.
Na década de 70 o Darpa desenvolveu sua primeira rede utilizando a tecnologiaip, que foi batizada de Arpanet.
O tcp/ip é um protocolo baseado em 5 camadas (aplicação, transporte, internet, enlace e física) e apresenta as melhores condiçõesde roteamento e serviços de rede.
O protocolo tcp/ipv4 foi publicado em 1981 e não sofreu nenhuma mudança ate então. Ele utiliza um cabeçalho de 32 bits pararepresentação do endereçamento o que significa um número máximo de 4.294.967.296 ips. A maioria destes endereços já está em uso e hoje enfrentamos uma escassez deendereços, este é o principal motivo da criação do ipv6.
O protocolo tcp/ipv6 tem previsão para ser lançado entre 2012 e 2014 possui um cabeçalho de 128 bits decomprimento, possibilitando a disponibilização de um número bem maior de ips que o ipv4. Um cálculo aproximado nos diz que será possível alocar 6.67 x 1027 por metro quadradoda terra.
Podemos concluir que com a chegada do ipv6 poderemos expandir muito mais o uso da internet por todo o mundo o que facilitará os diversos ramos de trabalho.
tracking img