Efeito tesoura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Administração Financeira
Efeito Tesoura

A maioria dos empresários de sucesso são intuitivos com relação aos riscos envolvendo seu negócio. Em todas as suas decisões deve-se haver considerações sobre as probabilidades de acerto ou de erro de seus resultados. Logicamente, os resultados esperados são traduzidos pelo lucro das operações em cada período medido, que em última análise, representa oautofinanciamento da sobrevivência de sua empresa.
A relação do lucro com os investimentos realizados dá a medida do retorno pelo qual o empresário assumi riscos. No sentido mais amplo, risco pode ser definido como a possibilidade de perda financeira. Toda decisão, exige do empresário considerações sobre o risco esperado para um retorno esperado.
O risco do negócio pode ser definido como aincapacidade para cobrir os custos operacionais. Corre-se o risco financeiro quando o lucro não é suficiente para cobrir os custos financeiros.
Não há dúvida de que o risco financeiro é o mais temido, sob várias alegações: altos juros nominais, distorções do sistema financeiro, exploração dos bancos, crises econômicas e políticas, entre outros.

1. Entendendo o Capital de Giro Líquido (CGL) ea Necessidade do Capital de Giro (NCG).

Capital de giro são recursos que as empresas mantêm em caixa para atender suas necessidades operacionais imediatas, como por exemplo, negociar preços melhores com os fornecedores ou aproveitar uma oportunidade de negócio vantajosa, pagar salários e tarifas pública. Fazem parte do capital de giro os recursos em caixa, aplicações financeiras, estoques eduplicatas a receber.
O capital de giro precisa de acompanhamento permanente, pois está continuamente sofrendo o impacto das diversas mudanças enfrentadas pela empresa. Se não houver uma boa gestão financeira a empresa acaba sendo arrastada pelos problemas de gestão do capital de giro e tende a sacrificar seus objetivos de longo prazo, haja vista que é com estes recursos que a empresa mantêm-se emfuncionamento no curto prazo. Caso a empresa não administre corretamente os itens que fazem parte do capital de giro, poderá levá-la a uma situação de insolvência.
No sentido financeiro clássico o capital de giro dá-se a seguinte fórmula:

CAPITAL DE GIRO LÍQUIDO (CGL) = Ativo Circulante - Passivo Circulante.

Porém a empresa necessita do CGL que é a curto prazo para poder realizar suasfunções de cunho financeiro, então é importante ressaltar que a Necessidade de Capital de Giro (NCG) depende, basicamente, da natureza e do nível de atividades dos negócios da empresa e, portanto, é muito sensível às modificações que ocorrem no ambiente econômico. A natureza dos negócios da empresa determina seu ciclo financeiro enquanto o nível de atividade é função das vendas.
Fórmula que indica anecessidade do capital de giro:

NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO (NCG)= Ativo Cíclico - Passivo Cíclico

Em alguns raros casos, é possível que a NCG seja negativa. As saídas de caixa, nesses casos, ocorrem depois das entradas de caixa. O passivo cíclico é maior do que o ativo cíclico, tornando-se uma fonte de fundos para a empresa. Este, pelo menos, era o caso de muitos supermercados, querecebiam o valor de suas vendas antes de ter que pagar a seus fornecedores de mercadorias. Então podemos perceber que quando trata-se de CGL e
NCG, estamos falando em giro rápido, ou seja, curto prazo, então para poder entender o EFEITO TESOURA, teremos que entender o Saldo de Tesouraria

2. Entendo o Saldo de Tesouraria (T)

O Saldo de Tesouraria (T) é definido como a diferença entre o ativo e opassivo erráticos.Fórmula utilizada para cálculo do saldo da tesouraria:

SALDO DE TESOURARIA ( T )= Ativo errático – Passivo errático.

Se o Capital de Giro for insuficiente para financiar a Necessidade de Capital de Giro, o Saldo de Tesouraria será negativo, com o passivo errático maior do que o ativo errático. Essa condição indica que a empresa está financiando parte de sua Necessidade...
tracking img