Clima organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ASSÉDIO MORAL - UM RISCO NO AMBIENTE DE TRABALHO: COMO IDENTIFICAR E COMBATER.




THAIANNE AUXILIADORA DE ABREU ANDRADE[1]




Resumo
As empresas estão deixando de valorizar o que há de mais importante dentro de sua estrutura, seus funcionários e agindo dessa forma, despercebidamente, estão permitindo a entrada, pela porta da frente, de um grande vilão que assola a produtividade elucratividade tão almejadas, o assédio moral. Este artigo visa propor a discussão, sob a ótica da responsabilidade das Organizações, nos casos de assédio moral, e quais atitudes essas empresas podem tomar para que este mal não contamine seus corredores e destrua com tudo que já foi construído. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental, na qual foi possível demonstrar que as empresas têm emmãos ferramentas para identificar e combater os casos de assédio moral.

Palavras Chaves
Assédio moral, risco operacional, responsabilidade organizacional.

Abstract
Companies are failing to appreciate what is most important within its structure, its employees and acting this way, unnoticed, are allowing the entry, the front door, a great villain plaguing the productivity and profitability sodesired, the bullying. This article proposes the discussion from the perspective of the responsibility of organizations, in cases of bullying, and attitudes which these companies can take to ensure that this evil does not contaminate and destroy its aisles with everything that has been built. We used a bibliographic and documentary, in which it was possible to demonstrate that companies have onhand tools to identify and address instances of bullying.

Key - Words
Harassment, operational risk, organizational responsibility.
Ler foneticamente
Dicionário - Ver dicionário detalhado


Introdução

Preocupadas com a expansão dos negócios, conquista de novos mercados, alcance de grandes objetivos, enfim, com todo o cenário necessário para o sucesso irrefutável, as Organizações,involuntariamente, deixam de se preocupar com o maior de seus patrimônios, seu capital intelectual, seus funcionários, que são realmente a mola mestra de todos os processos e que, sem uma boa capacitação continuada, bom ambiente de trabalho, direitos reservados e deveres bem definidos, a empresa corre um grande risco de sequer sair do papel.


Dentro de seus muros e por trás do maquinário asempresas não deixam transparecer as múltiplas relações pessoais que alicerçam todo o seu contexto, talvez o motivo para que essa cortina seja estendida frente a essas relações, seja a importância dada ao processo produtivo e a lucratividades, elementos de uma ideologia que privilegia a racionalidade capitalista, que é uma constante em nossas vidas.

Partindo então, da certeza de que asrelações entre capital e trabalho sempre foram conflituosas e que nos dias atuais essa relação ganha a conotação da competitividade agressiva e por vezes dissimulada dentro do mercado de trabalho, levantamos a relevância de um assunto que vem silenciosamente tomando proporções desastrosas dentro das Organizações. Trata-se do Assédio Moral no ambiente de trabalho.
Este trabalho não teve, em seuobjetivo principal, conceituar o Assédio Moral, pois esta pauta já está inserida e é de conhecimento de todos, mas sim de estudar a responsabilidade da empresa nestes casos e o que estas empresas podem fazer para que um caso de Assédio Moral não destrua uma imagem que foi adquirida por anos de trabalho árduo de seus gestores.
Temos percebido que os casos de Assédio moral têm se tornado cada vezmais freqüentes, e quando o gestor toma conhecimento, o processo já está em juízo, o clima organizacional está prejudicado e a produção de sua equipe está em baixa e é fato de que o ordenamento jurídico atual já dispõe de uma grande jurisprudência para o julgamento destes casos.
Procurou-se estudar maneiras em que a empresa pode minimizar este mal pois, segundo PELI & TEIXEIRA,...
tracking img