Efeito peltier

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estácio de Sá Graduação Tecnológica – Curso de Redes de Telecom



EFEITO PELTIER

Disciplina: Redes de Micro-ondas
Fonte de consulta: Teleco / WIKINPEDIA 2 de 3

O efeitoPeltier é a produção de um gradiente de temperatura em duas junções de dois condutores (ou semicondutores) de materiais diferentes quando submetidos a uma tensão elétrica em um circuito fechado(consequentemente, percorrido por uma corrente elétrica).
É também conhecido como Força eletromotriz de Peltier e é o reverso do efeito Seebeck em que ocorre produção de diferença de potencial devido àdiferença de temperatura neste mesmo tipo de circuito.
Estes dois efeitos podem ser também considerados como um só e denominado de efeito Peltier-Seebeck ou efeito termelétrico. Na verdade, são doisefeitos que podem ser considerados como diferentes manifestações do mesmo fenômeno físico.
Suponhamos um par termoelétrico formado por dois metais de naturezas diferentes, a e b, ligados a umgerador G de-modo a formar um circuito fechado (fig. 157). A experiência mostra que, quando passa corrente pelo par, a junção dos metais sofre aumento de temperatura quando a corrente passa num certosentido, e diminuição de temperatura, quando a corrente passa em sentido oposto. Esse fenômeno é chamado efeito Peltier.
O sentido em que a corrente deve passar para produzir aumento de temperatura najunção depende do par considerado. Assim, num par formado por uma barra de bismuto e uma de antimônio, quando a corrente passa do antimônio para o bismuto há elevação de temperatura da junção; quandopassa do bismuto para o antimônio há queda de temperatura na junção.
O efeito Peltier foi observado em 1834 por Jean Charles Athanase Peltier, 13 anos após o físico Thomas Johann Seebeck ter descobertoo efeito Seebeck em 1821. Universidade Estácio de Sá Graduação Tecnológica – Curso de Redes de Telecom
3 de 3

O efeito Peltier é utilizado em coolers em que usando uma diferença de potencial...
tracking img