Crowdfunding

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Mestrado em Ciências da Comunicação – Relações Públicas e Publicidade
1º ano/1º semestre 2012/2013

“Crowdfunding”

Índice

Introdução 2
Definição de Crowdfunding 3História e Evolução 4
Crowdfunding em Portugal 6
Vantagens do Crowdfunding 7
Execução de Projetos9
Casos de Sucesso 11
Conclusão 12
Bibliografia14

Introdução
Optei pelo tema do Crowdfunding ao realizar este trabalho pois encarei esta pesquisa como uma oportunidade de aumentar o meu conhecimento sobre um assunto que creio poder vir a ser útil num futuro próximo.
Crowdfunding é um movimento que surgiu pela primeira vezno ano 2000, seguindo uma iniciativa realizada em 1997 na qual os fãs da banda de rock britanica Marillion angariaram independentemente 60 000 dólares para a criaçao de um novo album. Desde o ano 2000 o crowdfunding desenvolveu-se de uma forma espantosa, representando no ano de 2011 um volume de negócios de cerca de 1,5 mil milhões de dólares a nível mundial.
Crowdfunding é a angariação de fundospública direcionada a todo e qualquer investidor e disponível em plataformas online. Consiste na intervenção financeira direta da comunidade para a criação de novos projetos sem necessáriamente receberem nada em troca pelo seu investimento senão a satisfação de fazerem parte da criação de um projeto em que acreditam e no qual estão dispostos a investir. Algo que começou como uma iniciativasimples, desenvolveu-se a olhos vistos e hoje representa uma alternativa de financialmento viável para os empréstimos bancários. Para além de dinheiro, existem hoje plataformas onde as pessoas dispostas a apoiar os projetos podem oferecer serviços que de alguma forma os benificiem. Na maior parte dos casos, os investidores e colaboradores recebem uma compensação equivalente ao seu apoio.
É um movimentoque tem crescido enormemente e que é hoje muito grande especialmente no mundo das artes e dos projetos de solidariedade.
É a minha intenção estudar o Crowdfunding e a sua funcionalidade de forma a poder usufruir das suas vantagens na realização de futuros projetos, sejam eles de investigação ou criativos. Com este trabalho espero chegar a várias conclusões úteis e viáveis que posssam vir a serutilizadas no meu percurso académico e profissional.

Definição de Crowdfunding
Crowdfunding é um método de financiamento que consiste na recolha de fundos através da internet. Tem várias vantagens como por exemplo a possibilidade de "testar o produto ou serviço junto do público”, “de angariar uma carteira de clientes e encomendas” e, ainda, a “oportunidade de divulgar a marca“.
Quando osobjetivos estiverem bem definidos, os empreendedores devem submeter as suas ideias nos sites de crowdfunding, as ideias submetidas têm de passar por um processo de seleção e só as melhores são selecionadas. Depois, os projetos podem ser apoiados por qualquer pessoa, com valores que vão desde apenas cinco euros até às centenas de euros. Conforme a quantia que oferecer, o "financiador" tem direito a...
tracking img