O trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1800 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 3
Passo1
Pesquisar, na bibliografia básica, na complementar e na internet , informações sobre o tema “fator de potência”. Procure compreender o significado deste parâmetro e a relação dele com as peras do sistema. Salve as informações obtidas.

Segundo Irwin em seu dois exemplares citados na bibliografia, nos ensina que o fator de potência é uma muito importante, pois sobre ela cabeparte do impacto econômico para grandes consumidores de energia.
Os produtos Vrms e Irms são chamados de potência aparente. A potência aparente é definida em volt – ampères (VA) ou quilovolt – ampères (KVA) de forma a chamá-la de potência média.
Podemos então definir o fator de potência (fp) como a relação entre a potência média e a potência aparente:
Fp = P / Vrms . Irms = cos (0v – oI)Ficando:
Cos(0v – 0I) = cos 0ZL
Vemos que o ângulo 0v – 0I = 0ZL é o ângulo de fase da impedância da carga e é chamado como o ângulo do fator de potência. As duas posições extremas desse ângulo correspondem a uma carga puramente resistiva, onde o teta de ZL = 0 e fp é igual a 1, e a carga puramente reativa, onde o teta de ZL = + ou – 90º e fp é nulo.
Mas o valor de fp será unitário para uma carga quecontenha os elementos R,L e C quando os valores dos elementos do circuito forem tais que um ângulo de fase nulo é obtido para uma frequência de operação particular.
Existe uma grande área para o fator de potência entre -90º < que teta ZL < 0º. Mas se a carga for uma combinação RL equivalente então, o ângulo do fp se situará entre os limites 0º < que teta ZL < 90º, podendo assim haverconfusão para achar o ti´po de carga pois cos de tetz ZL = cos ( teta negativo ZL). Para não haver problema o fp é dito estar em avanço ou em atraso, e esses dois termos são a fase da corrente em relação à tensão. Uma vez que a corrente se adianta à tensão em uma carga RC, a carga possui um fp em atraso, então as impedâncias das cargas ZL = 1 – jl e ZL = 2 + jl possuem fatores de potência decos(-45º) = 0,707 em avanço e cos(26,57º) = 0,894 em atraso.

Passo2
Pesquisar, na bibliografia básica, na complementar e na Internet, informações sobre os parâmetros elétricos de um motor monofásico, como tensão, potência e fator de potência. Com base nesta pesquisa, elabore um modelo elétrico equivalente para o motor.
Quando se interrompe uma das fases de um motor trifásico, enquanto ele estágirando, este continua a funcionar como o motor monofásico suportando a carga, ainda que a menor velocidade. Entretanto, se o motor estiver parado, não poderia arrancar porque lhe faltaria o campo magnético rotativo e não teria partida automática. Para que o motor possa funcionar é necessário fazer o arranque por algum meio exterior, e então, a reação do rotor, provoca o nascimento de um campomagnético rotativo.
Assim como o motor trifásico não arranca sozinho quando lhe falta uma fase, um motor monofásico para ser posto em marcha precisa também utilizar-se de um dispositivo auxiliar. Quando se aplica uma F.e.m. monofásica ao estator de um motor monofásico
origina-se uma corrente magnetizante que gera um campo magnético alternado na direção do eixo do enrolamento. Este campo não égirante porque os binários – motores atuam em sentidos opostos e não há momentos de arranque para fazer o rotor girar automaticamente.
Em virtude do motor monofásico não arrancar por si próprio necessita por isso de algum meio auxiliar para a partida. Nestas condições, o motor continuará a girar desenvolvendo um conjugado próprio, ajudado pela inércia do rotor, no sentido de rotação em que se lheaplique o impulso de arranque.
Normalmente os meios auxiliares para o arranque, consistem em introduzir no estator um enrolamento auxiliar independente, ligado em paralelo à bobina principal.
A defasagem entre os enrolamentos, principal e auxiliar é obtida com o uso de um condensador, uma indutância ou uma resistência em série com o interruptor automático e o enrolamento auxiliar, este opera...
tracking img