Ensaio - a contemporaneidade multifacetada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1811 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Contemporaneidade multifacetada: como se dá a formação identitária no mundo atual e seus desdobramentos


RESUMO

O presente artigo tem como objetivo elucidar as questões acerca da diversidade cultural e suas conseqüências, defendendo a necessidade de uma construção de respeito e acréscimo constante entre os diversos grupos culturais existentes. Para isso, esclarecemos o conceito de culturae sua formação, demonstramos as reorganizações e reagrupamentos sociais na diversidade cultural, evidenciamos a influência dos meios de comunicação de massa e da internet na composição identitária para além das fronteiras espaciais, conceituamos a multi e a interculturalidade e nos posicionamos favoráveis a interculturalidade, a saber, o convívio e fricção das diferentes culturas.


1INTRODUÇÃO

A diversidade cultural e as várias identidades que a compõe no cenário contemporâneo tem se tornado um tema de grandes debates. Enquanto alguns acreditam no enriquecimento humano a partir dessa interculturalidade, muitos vêem nisso apenas mais um fator de diferenciação entre os indivíduos, impedindo que encontremos nossas similaridades. É inegável a necessidade de discutirmos acerca doassunto, visto que, em suma, trata de quem somos e em que meio vivemos e, por isso, o presente artigo tem como objetivo esclarecer a diversidade cultural, suas causas e conseqüências, e como ela se reflete na formação identitária do homem contemporâneo.

No tópico Um breve conceito de cultura, trataremos da construção do conceito de cultura no tempo e como se deu tal evolução até o que conhecemosatualmente.

Após tais esclarecimentos, em A diversidade cultural e o processo de formação identitária na sociedade contemporânea, abordaremos mais a fundo a diversidade cultural, além de evidenciar os elementos responsáveis pela internacionalização da cultura, com destaque para os meios de comunicação de massa e a internet e estabelecer também um debate acerca do enfraquecimento da influência defatores espaciais na construção individual.

Por fim, diferenciaremos a inter e a multiculturalidade no tópico Inter ou multiculturalidade e a necessidade do ser intercultural, defendendo aqui a grandeza do respeito e mútuo enriquecimento entre as diversas culturas.


2 UM BREVE CONCEITO DE CULTURA

É unânime entre os antropólogos que o homem no planeta tenha surgido cerca de dois milhões deanos atrás, na Europa, e de lá migrado para as diversas partes do globo, fixando-se em diferentes territórios que viriam a se tornar sociedades e, posteriormente, as cidades, estados, países e demais aglomerações humanas que temos hoje. A cultura então surge como o elemento unificador destes grupos, o que os difere dos demais que foram surgindo e faz com que se considerem parte de determinadopovo.

A cultura, nada mais é, que o retrato dos diversos grupos formados na sociedade, a essência de cada um, sua caracterização e peculiaridades. Segundo Edward Tylor (1832-1917), a cultura deve ser entendida como “[...] tomando em seu amplo sentido etnográfico é este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridospelo homem como membro de uma sociedade.” (apud LARAIA, 1999, p. 25).

Apesar disso, percebemos atualmente que o conceito de cultura como retrato de sociedades demarcadas por territórios bem definidos vem sofrendo uma sensível modificação, embora não desapareça por absoluto. Com a grande migração entre os povos, passamos a registrar fenômenos como a aculturação², e também novas culturasresultantes da soma de culturas diversas, que se formam a partir do contato físico ou virtual.

Essas novas culturas existem e tomam novas formas em diversos lugares do globo de modo simultâneo, o que significa dizer que, a cada dia, milhares de culturas surgem ou são sobrepostas sem que se tome conhecimento, construindo novas formas de pensar, agir e se mostrar ao mundo.


3 A DIVERSIDADE...
tracking img