Efeito peltier em uma caixa termica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (786 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A termoeletricidade é a conversão da diferença de temperatura em energia elétrica e vice-versa. Dois efeitos fazem parte da termoeletricidade, o efeito Seebeck e o efeito Peltier.ThomasJohann Seebeck (nascido em 9 de Abril de 1770 e falecido em 10 de Dezembro de 1831) foi o físico responsável pela descoberta em 1821 do efeito termoelétrico. O efeito Peltier e o inverso do efeitoSeebeck, onde a partir de uma diferença de temperatura, obtemos uma diferença de potencial, em termos físicos, quando um metal e submetido a um gradiente de temperatura, os elétrons do material tendem air para o lado mais frio do material devido a energia cinética do material do lado mais quente, gerando assim uma diferença de potencial. Em 1834, Jean C. A. Peltier, físico Frances, através deobservou um efeito térmico entre uma junção de dois metais diferentes passando uma corrente elétrica, um lado esfria e o outro aquece formando uma bomba de calor, ou seja, o calor e transferido de um ladoao outro da junção.Pode-se observar que invertendo o sentido da corrente elétrica o lado frio e o lado quente também trocam entre si.
* Funcionamento da célula peltier
Pastilhas termoelétricasoperam utilizando o efeito Peltier, baseada na teoria de que há um efeito aquecedor ou resfriador quando uma corrente elétrica passa por dois condutores. A tensão aplicada aos pólos de dois materiaisdistintos cria uma diferença de temperatura. Graças a essa diferença, o resfriamento Peltier fará o calor mover de um lado ao outro. Uma típica pastilha de Peltier contém uma série de elementossemicondutores do tipo-p e tipo-n, agrupados como pares, que agirão como condutores dissimilares.
Teoria do funcionamento da célula peltier


Essa série de elementos é soldada entre duas placascerâmicas, eletricamente em série e termicamente em paralelo. Quando uma corrente passa por um ou mais pares de elementos de tipo-n a tipo-p, há uma redução na temperatura da junta ("lado frio") resultando...
tracking img