Efeito chicote

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A INFLUÊNCIA DO EFEITO CHICOTE NA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS



* RESUMO

Com a administração científica, as empresas passaram por revoluções em seus processos, desde o planejamento até a execução de seus produtos e serviços. Na busca por baratear custos e ganhar tempo e qualidade no que é ofertado, surgiu a gestão da cadeia de suprimentos (GCS). Umdos desafios da GCS é reduzir as flutuações nos cálculos da demanda entre os elos da cadeia. Quando as previsões da demanda de uma empresa em uma cadeia não correspondem à realidade, as outras empresas da cadeia também errarão em suas previsões. As empresas que sofrem maior impacto com estes erros são aquelas nas pontas da cadeia. Essa diferença entre o previsto e o real na demanda caracteriza oefeito chicote. Esse trabalho, a partir da pesquisa da literatura existente, irá expor as causas, as conseqüências e possíveis soluções para os problemas causados pelo efeito chicote na cadeia de suprimentos e discutir a sua influência na gestão da cadeia de suprimentos em uma empresa.
Palavras-Chave: Gestão da Cadeia de Suprimentos, Efeito Chicote.

* ABSTRACT

With the scientificmanagement, corporations went through revolutions in theirs processes, from the planning to the execution of products and services. Looking to low theirs prices and earn time and quality in their offers, the supply chain management (SCM) was created. One of the challenges of the SCM is to reduce floatation on the calculations between the chain links. When the predictions of a corporation’s demands do notreflect reality, the other corporations in the chain will also mismanage their predictions. These errors will have more effect on those at the end of the chain. This difference between the actual demand and the foreseen one is called bullwhip effect. This project, from the research literature, will expose the causes, consequences and the possible solutions for the problems caused by the bullwhipeffect in the supply chain and discuss its influence though the supply chain management of a corporation.
Keywords: Bullwhip Effect, Supply Chain Management, Competitive Advantage.

SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO 6

1.1 Efeito Chicote 8

2. METODOLOGIA 9

3. CRONOGRAMA 10

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

* 1. INTRODUÇÃO

Desde o começo dos tempos, todos osprocessos, em qualquer tipo de atividade, passaram por diversas mudanças sempre com o intuito de aperfeiçoar os mesmos. Esse fato ocorre continuamente e, desta forma, identificou-se problemas ligados desde o planejamento das operações internas de uma empresa até as operações que se desenvolvem entre as empresas envolvidas em toda a cadeia de relacionamento.
Com o objetivo de gerenciar essas relações,poder dar as empresas uma vantagem competitiva no mercado e agilizar a troca de informações e materiais, surge a Gestão da Cadeia de Suprimentos (GCS) que também é conhecida em inglês como Supply Chain Management (SCM). A SCM tem a função de alinhar as operações em torno das empresas da cadeia desde o planejamento e controle de estoques e demanda até a logística da distribuição de seus produtos.Analisando a relação de concorrência entre as empresas, Christopher (2007, p. 8), diz:
A não ser que o produto ou o serviço que oferecemos possa, de algum modo, ser diferenciado daquele oferecido pelo concorrente, há grande possibilidade de que o mercado o perceba como uma commodity, e, assim, a venda tenderá para o fornecedor que cobrar mais barato. Daí a importância de se procurar agregarvalor adicional à nossa oferta para destacá-la da concorrência.

Desta forma, as empresas devem se diferenciar aumentando o nível de serviço oferecido, pois segundo Christopher (2007), o mercado está mais sensível ao serviço e credibilidade ou responsividade estão diretamente ligadas a qualidade no serviço oferecido. Se há falta de produtos à procura dos clientes, esses diferenciais são afetados....
tracking img