Educar para a paz.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Educar para a Paz.


Muitas vezes, como educadores, paramos para refletir e nos indagamos: o que podemos fazer para diminuir o índice de violência, não só no ambiente escolar,mas também na comunidade que nos circunda¿
E a resposta é clara: precisamos ensinar a paz. Pois a paz não se consegue com acordos, simples exemplos ou discursos bem elaborados,temos que ensinar nossos educandos a buscá-la dentro de si mesmo, de maneira verdadeira e consistente, onde o meu estado de paz contamina as pessoas com as quais convivo. Cada um de nós podeser um construtor da paz. Cada um de nós pode influenciar com sua maneira de agir o grupo de pessoas que nos cercam a serem construtoras da paz.
Mas também nos perguntamos: de queadianta falar de paz com crianças que vivem no meio de uma guerra, onde é mais fácil usar da violência do que buscar caminhos para se sanar as diferenças e os problemas existentes¿ e aresposta logo vem de nós mesmos: se todos, enquanto Escola, não trabalharmos desta forma tudo estaria muito pior, pois muitas de nossas crianças só encontrar paz aqui, no ambiente escolar.Quando buscamos ensinar a paz trabalhamos sentimentos nobres como a sabedoria, a igualdade, o amor e a cooperação, mas não deixamos de mostrar o que o ódio, a falta de humanidade,a vingança e o orgulho podem fazer em nossas vidas. Neste prisma a Escola torna-se um instrumento efetivo de transformação social, transformação está que se inicia através de açõessimples como os Projetos de Recreio Dirigido, Educação em Tempo Integral, Eu Quero Paz, Família na Escola, começando com pequenas conquistas onde predomina a mudança interior e aresponsabilidade de cada um de nós por esta mudança.
Parece simples, mas não é fácil. A Educação para a Paz é um trabalho para a vida toda.


Escola Municipal Udir Cantu – Baru
tracking img