Educando contra o bullying

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1600 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
2 JUSTIFICATIVA 5
3 OBJETIVOS 6
1. GERAL 6
2. ESPECÍFICOS 6
5 DESENVOLVIMENTO 7
6 CRONOGRAMA 10
7 CONCLUSÃO 11
8 REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO


Não é de hoje que o Brasil vem enfrentando graves problemas relacionados à exclusão social, discriminação e rejeição. Sobre o bullying a escola é o lugar mais apropriado para promover diálogo entrealunos.
Para Costatini (2004), o bullying, é um comportamento ligado à agressão verbal, física ou psicológica que pode ser efetuada tanto individual quanto grupalmente. A escola é um ponto de referência e o lugar de fazer amigos e crescer juntos, independente de sua cultura, independente da idade, defeitos e posição social.
Não existem soluçõessimples para combater o bullying, trata-se de um problema complexo e de causas múltiplas.
Bulying trata-se de um termo em inglês utilizado para designar a prática de atos agressivos entre estudantes. Traduzindo ao pé da letra, seria algo como intimidação, quem sofre o bullying é aquele aluno perseguido humilhado intimidado.
A busca dafamília junto à escola para acabar com esses problemas é muito importante, afinal educar é a solução para o fim do bullying, pois muitas vezes quem pratica sofre também, por não se aceitar, por isso desconta sua falta de afetividade no outro.


2 justificativa

Os pensamentos discriminatórios e preconceituosos infelizmente estão bastante vivos na sociedade, principalmente no espaço escolar, emque se chamar um colega gordo de baleia assassina, um colega dentuço de Mônica, o cabelo crespos de pixaim, rejeitando-o por algum problema na pele e pela própria cor e pela determinada cultura, por exemplo, o véu em que as moças têm que usar na cabeça por ai vai mais justificativas para eles terem atitudes tão preconceituosas.
De acordo com Chalita (2008 p. 23), “preconceitos também nascem emcasa. A criança é como uma esponja, que vai sugando o que percebe, ouve, sente”. Por isto o trabalho esta sendo realizado através do bullying, onde a escola tem o papel de abordar seus alunos independentes da idade, sobre esta prática que vem crescendo bastante que é um ato de violência física e psicológica causando dor e angustia para que seja discriminado. Para alcançar os objetivos, partir dopressuposto, assim como Fante (2005), de que rotineiramente os professores vivenciam situações de bullying entre os alunos. Ao criar possibilidades para a produção do conhecimento, é importante que o professor procure juntamente e transversalmente ao desenvolvimento dos demais conteúdos, promover ações que possibilitem a prática e amor ao próximo.















3 OBJETIVOS

Paraque os alunos possam compreender que o bullying é um crime oferece diversos riscos à sociedade. Trabalhos e dinâmicas que estimulem o valor do respeito ao próximo. Uma base para reaproximação dos alunos em sala de aula, transformando uma violência em um simples companheirismo cotidiano escolar social.


3.1 GERAL


A falta de cultura de pais de alunosfaz com que eles cresçam em ambientes discriminatórios e preconceituosos. E para maioria das vezes os pais não têm atitudes necessárias que possam amenizar este problema que vem crescendo bastante no meio escolar. Por isto o trabalho pedagógico vai influenciar bastante no convívio social destes alunos. Como a escola vai formar cidadãos com pensamentos discriminatórios, preconceituosos e violentos.O objetivo deste trabalho é fazer com que os alunos respeitem as diferenças do próximo.




3.2 ESPECÍFICOS

Muitos alunos possuem diversos pensamentos sobre o bullying.
Foi realizado pela Coordenadora da escola um plano de ação para acabar com uma briga entre duas turmas uma do 4° ano e outra do 8° ano. É um...
tracking img