Bullying

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA DE PESQUISA
Bullying
Titulo - A prática do Bullying na escola: no Ensino Fundamental II
Delimitação:
A) Localização espacial: Colégio Católico, Curitiba –Pr.
B) Temporal: Março a Abril de 2012.
C) Personagem: Escola, educadores e educandos de 6º a 9º anos da Unidade Educacional.
D) Enfoque: Social e Comportamental

PROBLEMA
De que maneira os educadores e educandos dos6º e 9º anos compartam-se perante o Bullying, em uma Unidade Educacional.

OBJETIVO DE PESQUISA

OBJETIVO GERAL
Determinar a forma como os educadores e educandos do 6º e 9º anos comportam-se perante ao Bullying .

OBJETIVOSESPECIFICOS
Identificar o perfil cognitivo dos educandos a serem trabalhados.
Constatar qual o grau de conhecimento dos educandos perante o Bullying.
Identificar apossível ocorrência da pratica do Bullying no grupo.
Avaliar se a possível vitima da pratica do Bullying sabe procurar o devido auxílio.
Verificar se o educador percebe-se como uma dos fatores geradores de bullying.

Verificar se o educador faz a mediação desta situação.

JUSTIFICATIVA

Conflitos em que ocorrem abuso de poder e força para marcar território são tão antigos quanto à própriaespécie humana. O termo Bullying está diretamente ligado à dimensão da fragilidade da espécie humana. Definitivamente, não estamos enfrentando um problema moderno e sim um problema antigo com uma nova roupagem .(devido o advento da internet.)
A busca da paz é um dos principais objetivos perseguidos pela sociedade contemporânea, consequentemente se faz necessário à extirpação da violência em todos osseguimentos.
A palavra Bullying é de origem inglesa sem tradução no Brasil, utilizado para qualificar comportamentos agressivos no âmbito escolar, praticados tanto por meninos quanto por meninas. Este tema começou a ser explorado devido ao alto nível de suicídios de jovens nos países desenvolvidos. Os atos de violência (física ou não) ocorrem de forma intencional e repetitiva contra um ou maisalunos que se encontram impossibilitados de fazer frente às agressões sofridas. Tais comportamentos não apresentam motivações específicas ou justificáveis. Ocorrendo quando os “ditos” mais fortes utilizam os mais frágeis como meros objetos de diversão, prazer e poder, com o intuito de maltratar, intimidar, humilhar e amedrontar suas vítimas.
Segundo a UNICEF, metade da população escolar do mundosofre de Bullying. Alguns países mais, alguns países menos, logo não existem nenhuma escola que a pratica do bullying não esteja presente.
Inúmeros estudiosos, pesquisadores, educadores e até mesmo leigos tentam entender os indícios que fazem um pessoa se tornar um agente implexo para a sociedade.E com isso percebem que tanto o agressor quanto a vitima apresentan-se de varias formas diante aobullying:
Algumas atitudes podem se configurar em formas diretas ou indiretas de praticar o bullying. Porém, dificilmente a vítima recebe apenas um tipo de maus-tratos; normalmente, os comportamentos desrespeitosos dos bullies costumam vir em “bando”. Essa versatilidade de atitudes maldosas contribui não somente para a exclusão social da vítima, como também para muitos casos de evasão escolar, e podese expressar das mais variadas formas (Silva, 2010, p.22)
A sociedade moderna encontrasse inserida em uma cultura capitalista, individualista, patriarcal, que constantemente se manifesta intolerante as diferenças, muitas vezes disfarçados em uma aparente normalidade, gerando um ambiente tenso nas escolas culminando com o bullying.
Neste contexto analisaremos se existe a prática do bullying entreos educandos da instituição. Tendo como base a resposta para o problema: Como os educandos do 6º ao 9º anos compartam-se perante o Bullying?
Nesta pesquisa iremos analisar a incidência e fatores geradores do bullying através de seus sujeitos: educadores e educandos.
A partir do resultado adquirido, utilizaremos sugestões pedagógicas voltadas ao assunto, para a conclusão desta pesquisa....
tracking img