Higiene do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HIGIENE DO TRABALHO


HIGIENE DO TRABALHO - A Higiene do Trabalho refere-se a um conjunto de normas e procedimentos que visa a protecção e a integridade física e mental do trabalhador, preservando-a dos riscos de saúde inerentes ás tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executados. Dentro deste espirito, e não afastando a colaboração entre a área de higiene e segurança e a de saúdeocupacional (medicina do trabalho), no local de trabalho, são garantidas pelos técnicos de higiene, segurança as seguintes actividades:
Auditorias de higiene e segurança, realizando levantamentos das situações de risco inerentes à actividade e as respectivas medidas de prevenção relativas aos locais de trabalho / instalações, equipamentos e processos de trabalho.
Elaboração de planos deprevenção e protecção.
Recolha, organização e tratamento estatístico de elementos relativos à segurança e saúde na empresa.
Coordenação e avaliação de alterações e recomendações sobre o controlo de riscos e observância de normas e medidas de prevenção no local de trabalho.

O desenvolvimento tecnológico da humanidade, além de trazer enormes benefícios e conforto para o homem do século XX,tem exposto o trabalhador a diversos agentes potencialmente nocivos e que, sob certas condições, poderão provocar doenças ou desajustes no organismo das pessoas que desenvolvem suas atividades normais em variados locais de trabalho.
A Higiene do Trabalho, estruturada como uma ciência prevencionista, vem sendo aperfeiçoada dia a dia e tem como objetivo fundamental atuar no ambiente de trabalho, afim de detectar o tipo de agente prejudicial, quantificar sua intensidade ou concentração e tomar as medidas de controle necessárias para resguardar a saúde e o conforto dos trabalhadores durante toda sua vida de trabalho.
A Associação Norte-Americana de Higienistas Industriais define deste modo esta ciência:
A Higiene Industrial é uma ciência e uma arte, que tem por objetivo. oreconhecimento, avaliação e o controle daqueles fatores ambientais ou tensões, originadas nos locais de trabalho, que podem provocar doenças, prejuízos à saúde ou bem-estar, desconforto significativo e ineficiência nos trabalhadores ou entre as pessoas da comunidade.
Da definição de Higiene e seus objetivos, fica claramente estabelecido que seus princípios e metodologia de atuação são aplicáveis a qualquerforma de atividade humana, em que possam estar presentes diversos fatores causadores de doenças profissionais. Por esses motivos vamos dar uma denominação mais ampla à esta ciência, falando de "Higiene do Trabalho", sendo esta denominação a utilizada no Brasil.


CLASSIFICAÇÃO DOS RISCOS AMBIENTAIS
A maioria dos processos pelos quais o homem modifica os materiais extraídos da natureza, paratransforma-los em produtos segundo as necessidades tecnológicas atuais, capazes de dispensar no ambiente dos locais de trabalho substâncias que, ao entrarem em contato com o organismo dos trabalhadores, podem acarretar moléstias ou danos a sua saúde.
Assim, também estes processos poderão originar condições físicas de intensidade inadequada para o organismo humano, sendo que ambos os tipos deriscos (físicos e químicos) são geralmente de caracter acumulativo e chegam, as vezes, a produzir graves danos aos trabalhadores.
Para facilitar o estudo dos riscos ambientais, podemos classifica-los em três grupos:
a) riscos químicos;
b) riscos físicos ;
c) riscos biológicos
Por sua vez, cada um destes grupos subdivide-se de acordo com as conseqüências fisiológicas que podem provocar, querem função das características físico-químicas dos agentes, quer segundo sua ação sobre o organismo, etc.


a) Riscos químicos
As substancias ou produtos químicos que podem contaminar um ambiente de trabalho classificam-se, segundo as suas características físico-químicas, em:
1 - Aerodispersoides;
2 - gases e vapores.
Ambos comportam-se de maneira diferente, tanto no que diz respeito...
tracking img