Resumo do livro comenio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1891 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo:
Capítulo l - O Peregrino da Educação

Para poder compreender um pensador e de soma importância que se conheça o momento histórico e conheça sobre o lugar onde este pensador viveu, para que assim possamos entender seu pensamento e sua vida.
O tempo e o espaço determinam, em grande medida, a produção de um autor.
A tarefa, portanto,aparentemente simples, de escrever a biografiade um autor,reveste-se de complexidade quando tomamos o trajeto de sua vida como uma parte significativa na compreensão ou explicação de sua obra. Para o estudo de fatos históricos, ou de obras filosóficas, literárias ou educacionais, há um certo número de princípios de trabalho e de controle, senão definitivos,ao menos provados e utilizados praticamente,mas que inexistem quando se trata deelaborar uma biografia.
Assim, no estudo biográfico que fizemos de Comênio, buscamos trazer não apenas os aspectos particulares, subjetivos, de inteligência, mas também as fontes,as inspirações,as convivências com o universo cultural no quadro de seu contexto histórico-social. Desta maneira,compreender-se-á melhor sua formação intelectual, religiosa, política, filosófica e educacional, no contextodo século XVll na Europa, bem como tornar-se-ão mais claras as respostas que ele deu a seu tempo por meio de seus escritos.
João Amós Comênio nasceu a 28 de março de 1592 em Nivnice, na Morávia, região pertencente ao Reino da antiga Boêmia, hoje República Tcheca. Sua família fazia parte do grupo religioso Unidade dos Irmãos Boêmios. Essa congregação seguia uma moral austera e tinha a Bíbliacomo base e regra de fé.
Buscando sempre a pureza dos costumes, o fervor religioso e a fraternidade sincera, a Unidade dos Irmãos tinha na educação comunitária de crianças, jovens , tanto homens quanto mulheres, um de seus mais sustentáculos.
Essa congregação religiosa sempre teve muita importância social, cultural e política. Os Irmãos Boêmios distinguiam-se ainda pela quantidade de publicaçõese, especialmente, pela tradução das Sagradas Escrituras, que foram editadas na língua do povo. As escolas dos Irmãos buscavam manter a pra doutrina da congregação, ao mesmo tempo que constituíam um campo pedagógico necessário para enfrentar a educação ministrada pela Igreja Católica, nela era ensinado a língua vernácula.
Na primeira metade do século XVI, essas escolas e consideradasrevolucionárias, por isso funcionavam destinamente. Como eram de caráter popular,nelas os estudos de nível superior continuavam raros. Imperava sempre a simplicidade primitiva. Todavia, o embate entre o popular e o erudito não tardou em se manifestar .Era necessário formar pastores que possuíssem as duas dimensões. Por isso, os jovens que se destinavam a ocupar os cargos mais elevados da congregação iamprosseguir seus estudos no estrangeiro, naquelas instituições que tinham princípios afins com a orientação da Igreja dos Irmãos. Foi assim que Comênio, em 1611, havendo concluído os estudos secundários em sua pátria, e, tendo em vista o ministério eclesiástico, foi enviado para a Alemanha onde se matriculou na Universidade Calvinista de Herbom, em Nassau. Neste período , Comênio tomou conhecimento dosprincípios defendidos por Ratke sobre as reformas do ensino. Conheceu o avançado sistema de educação da Holanda, o incentivo para o estudo da Bíblia,base de todas as suas obras didáticas, filosóficas e pansóficas, foi- lhe transmitido por João Fischer, outro de seus professores.
Com a transferência de Comênio de Herbom para a Universidade de Heidelberg, isto lhe proporcionou um conhecimento emprimeira máo, dos movimentos intelectuais e espirituais que ocorriam no Palatinado e na Europa.
Os protestantes e a nobreza boêmia não aceitaram o novo Rei Fernando. Formaram, então um governo rebelde provisório. Elegeram como seu Rei o Eleitor Palatino Frederico V,líder da resistência protestante contra as forças católicas dos Habsburgos.
Nesse mesmo período, Fernando, que já era Rei da...
tracking img