Resumo:
Capítulo l - O Peregrino da Educação

Para poder compreender um pensador e de soma importância que se conheça o momento histórico e conheça sobre o lugar onde este pensador viveu,para que assim possamos entender seu pensamento e sua vida.
O tempo e o espaço determinam, em grande medida, a produção de um autor.
A tarefa, portanto,aparentemente simples, de escrever abiografia de um autor,reveste-se de complexidade quando tomamos o trajeto de sua vida como uma parte significativa na compreensão ou explicação de sua obra. Para o estudo de fatos históricos, ou de obrasfilosóficas, literárias ou educacionais, há um certo número de princípios de trabalho e de controle, senão definitivos,ao menos provados e utilizados praticamente,mas que inexistem quando se tratade elaborar uma biografia.
Assim, no estudo biográfico que fizemos de Comênio, buscamos trazer não apenas os aspectos particulares, subjetivos, de inteligência, mas também as fontes,as inspirações,asconvivências com o universo cultural no quadro de seu contexto histórico-social. Desta maneira,compreender-se-á melhor sua formação intelectual, religiosa, política, filosófica e educacional, nocontexto do século XVll na Europa, bem como tornar-se-ão mais claras as respostas que ele deu a seu tempo por meio de seus escritos.
João Amós Comênio nasceu a 28 de março de 1592 em Nivnice, naMorávia, região pertencente ao Reino da antiga Boêmia, hoje República Tcheca. Sua família fazia parte do grupo religioso Unidade dos Irmãos Boêmios. Essa congregação seguia uma moral austera e tinha aBíblia como base e regra de fé.
Buscando sempre a pureza dos costumes, o fervor religioso e a fraternidade sincera, a Unidade dos Irmãos tinha na educação comunitária de crianças, jovens , tantohomens quanto mulheres, um de seus mais sustentáculos.
Essa congregação religiosa sempre teve muita importância social, cultural e política. Os Irmãos Boêmios distinguiam-se ainda pela quantidade de... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 11). Resumo do livro comenio. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Livro-Comenio/481767.html

MLA

"Resumo do livro comenio" TrabalhosFeitos.com. 11 2012. 2012. 11 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Livro-Comenio/481767.html>.

MLA 7

"Resumo do livro comenio." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2012. Web. 11 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Livro-Comenio/481767.html>.

CHICAGO

"Resumo do livro comenio." TrabalhosFeitos.com. 11, 2012. Acessado 11, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Livro-Comenio/481767.html.