Eduardo coutinho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1117 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
a)De que forma a entrada de Eduardo Coutinho na TV Globo/Globo Repórter colaborou para o trabalho dele como documentarista

Eduardo Coutinho passou a integrar a equipe do programa Globo Repórter, da TV Globo em 1997. Juntamente com Paulo Gil Soares,João Batista de Andrade e outros. Permaneceu no programa até 1984, sempre teve a liberdade editorial surpreendente para a época e acaboudescobrindo sua vocação de documentarista em trabalhos inovadores como Teodorico, o Imperador do Sertão, que falada sobre o líder político nordestino Theodorico Bezerra.

b)Como você identifica que esta influência (reportagem) aparece do ponto de vista da linguagem adotada no documentário Cabra Marcado para Morrer. Ainda sobre linguagem, como você descreveria o documentário sobre Vladimir Herzogsob este aspecto?

O filme de Eduardo Coutinho se estrutura através do cruzamento de temporalidades diferentes que se alinhavam, por um lado, pela experiência vivida e traduzida em narração off pelo próprio realizador que conta a sua vivência e intenções, numa espécie de diário pessoal que coloca o espectador em conexão direta com o ponto de vista do diretor. O Documentário faz uso de umavoz over que dá conta de informações de cunho mais objetivo formando um contraponto entre a realidade social e histórica. O realizador se coloca, desde o início do filme, como personagem que participa contando e vivendo sua história não só atrás da camera como também na frente dela. As entrevistas são também um encontro entre o realizador e o entrevistado, se tornando a sensação de fragilidade domomento presente deixa claro que a direção do filme está em jogo à cada momento.

Já em Vlado, 30 anos depois, o filme revela, a partir de depoimentos de familiares e amigos que viveram com ele a história e a amplitude das perseguições daqueles momentos, a trajetória do jornalista, desde sua infância, na Iugoslávia, com a família de origem judaica, fugindo da perseguição nazista. Destacam-seainda suas ideias políticas, sua militância, seu senso de ética, sua posse como diretor de Jornalismo da TV Cultura, até a perseguição a ele iniciada naquele momento e o horror dos porões do regime militar, onde imperava a tortura e os assassinatos políticos.


c)Por que o documentário Cabra Marcado para Morrer é considerado tão importante para a cinematografia documental brasileira? Dê trêsargumentos

O documentário tornou-se um marco, inclusive inaugural da carreira do documentarista. Um desses marcos foi a maneira como os vários tempos convivem dentro da trama, como as imagens restantes do filme inicial de 1964, as sucessivas retomadas do projeto no início dos anos 80, após a abertura política proporcionada pela anistia de 1979. Cabra Marcado Para Morrer abriu novos caminhos paraexperiência documental híbrida, marcando a transição da fase moderna para contemporânea do documentário brasileiro.

d)Como foi a relação de Coutinho com os personagens de Cabra Marcado para Morrer? Como você compara a relação de João Batista de Andrade com os personagens entrevistados por ele no documentário sobre Vladimir Herzog?

A relação que Coutinho estabelece com a câmera e a relação queele provoca com a pretensão fácil de reproduzir sentimentos, forjando lentamente em torno dele um sistema de ângulos que capturam. Essa cadência das entrevistas em que câmera apreende, rostos deixam ser apreendidos e as palavras se calcificam é um artifício que poderia facilmente resultar apenas funcional e intensificador do drama. Dar conta afinal do que seria o real impacto da história na vidadas pessoas, esse o verdadeiro tema do filme. Os takes dos prédios parece mais protocolar do que natural ao filme. É um filme que desfruta de certos riscos e, por conta deles, de certos triunfos.
Já em Vlado, 30 anos depois, os depoimentos são uma opção de João Batista de Andrade por encarar a si próprio como personagem. Pelo quadro, ele parece transitar ou se posicionar tranqüilamente, na...
tracking img