Trabalho em equipe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO EM EQUIPE

SUMÁRIO

Página

INTRODUÇÃO............................................................................. 1- 2
CAPÍTULO 1: O QUE É UMA EQUIPE? ...................................... 2- 3
I- A diferença de Grupo e equipe de Trabalho
II- A Estrutura e o Desenvolvimento de uma Equipe
CAPITULO 2: COMO TRABALHAR EM EQUIPE?...............................
I- RelaçõesInterpessoais
II- Como Fazer uma Crítica Eficaz
III- Fatores que Prejudicam o Ambiente de Trabalho
CAPÍTULO 3: OS TIPOS DE EQUIPE

CAPÍTULO 4: COMO FORMAR UMA EQUIPE EFICAZ?..............................
I- Característica de uma Equipe Eficaz
II- Os Benefícios do Trabalho em Equipe para as Empresas
CONCLUSÃO ......................................................










INTRODUÇÃOApesar de o homem ter alcançado vários progressos, as relações entre as pessoas continuam sendo motivo de grandes conflitos. As diferenças sociais, culturais, opiniões opostas, formas diferentes de pensar estão vivamente presente nas organizações, nas interações pessoais, dentro das equipes, influenciando cada ação, pensamento e decisão.
Assim pode-se considerar o trabalho de equipe um grandedesafio para as organizações. Formar uma equipe motivada, cooperativada e confiante depende da sintonia do grupo para que, assim, a equipe possa alcançar seus objetivos. O trabalho em equipe proporciona não só conhecimento, mas apoio, habilidades, poder, companhia, estímulo, ajuda física e emocional, experiências, criatividade e conquista.
O trabalho em equipe faz parte de uma tendência Global,pois com a era da informação o mundo dos negócios se transformou em um ambiente instável, provocando a necessidade das organizações de serem mais flexíveis e orgânicas, ou seja, que seja uma organização que tenha autocontrole, autodireção dos desempenhos pelas próprias pessoas, tarefas não mais individualizadas, mas desempenhadas em equipes multifuncionais.
Por isso as equipes têm se tornado amelhor forma de trabalho no mundo contemporâneo. Ao juntarmos nossos conhecimentos com os de outras pessoas, faz com que possamos entender determinadas situações do cotidiano e desenvolver tarefas que sozinhos não conseguiríamos, assim, a troca de experiência é muito importante para uma organização, possibilitando que o trabalho seja muito mais eficaz e produtivo.
Podemos dizer que uma equipemotivada, bem treinada traz resultados positivos para uma organização, melhorando o seu desempenho, ganhando uma boa imagem, promovendo a satisfação dos seus clientes e consequentemente, sua aceitação no mercado.
Faremos nos capítulos a seguir uma abordagem sobre trabalho em equipe, o que se pode ou não fazer quando se trabalha em equipe, as vantagens para a empresa quando se tem uma equipe eficaz.CAPÍTULO I
O QUE É UMA EQUIPE

Pode-se definir equipe como “comprometimento”. Equipe é um conjunto de pessoas que detém conhecimentos complementares e interdependentes, voltado para realizações de metas ou objetivos, onde o trabalho é em conjunto e cada um contribui com suas idéias.

I- As Diferenças de Trabalho em Grupo e Trabalho em Equipe

Muitosacreditam que grupo e trabalho em equipe são sinônimos, porém, apesar de terem semelhanças possuem estruturas diferentes.
Em muitos momentos na organização. O termo equipe é utilizado para definir, um conjunto de pessoas que trabalham em um mesmo departamento, sendo que nem sempre elas tem um objetivo comum especificado. Por exemplo: os funcionários do departamento financeiro de uma empresa,embora tenham o objetivo o de cuidar das finanças da empresa, cada empregado funciona de forma mais ou menos independente desse modo estamos falando de um grupo de trabalho, o grupo se constituiria em uma equipe quando, os funcionários são chamados para interagir entre si juntando seus conhecimentos para atingir um objetivo específico.
Embora em determinadas circunstâncias aos membros do grupo...
tracking img