Alteridade e verdade em eduardo coutinho

Páginas: 2 (355 palavras) Publicado: 6 de dezembro de 2012
Eduardo Coutinho é atualmente, em consenso geral, um dos maiores cinedocumentaristas vivos que o Brasil possui. Sua formação e passagem pelo processo documental se iniciou nos anos 60, segundo o sitede memória cinematográfica Mnemocine, e hoje trabalha e produz um cinema consagrado mundialmente pelo seu estilo de pesquisa e abordagem utilizados para construir o produto fílmico ao qual dará suaassinatura. O cineasta em sua carreira tem desenvolvido documentários que tratam a peculiaridade do verbo humano, a essencialidade da palavra, escrevendo no cenário documental um série de obrastecnicamente simples e conceitualmente repletas de vozes e boas histórias.

Sua obra é carregada por peculiaridades que se diferenciam pelo extremo rigor com o conteúdo de suas entrevistas que, diferentedas obras cinedocumentais em geral, prioriza e consegue transpor a sensibilidade e o tom humano das entrevistas em sua filmografia. Apesar disso, utiliza seus filmes para comprovar também apossibilidade se utilizar a criatividade e a subjetividade no ato das gravações.

Através dessa pesquisa buscarei mostrar como o estilo do diretor se apresenta para o público e a crítica, vislumbrando ocinema de Eduardo Coutinho com base nas publicações feitas sobre o seu processo de criação e carreira até os dias de hoje. Serão analisados seu caminho como pesquisador dos polos marginais e atransferência de sua habilidade oral como entrevistador para a composição de obras estéticas para o produto audiovisual cinematográfico brasileiro.

Para delimitar o estudo da pesquisa o livro “O Documentário deEduardo Coutinho” da professora e crítica de cinema Consuelo Lins servirá como referência e linha condutora da análise. O tratamento dado pela autora, estruturado a partir de conversas com Coutinho eobservação dos filmes do cineasta, contribuirá para o encadeamento do estudo que organizará o pensamento crítico a respeito do diretor que até hoje serve como referência em transposição do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eduardo Coutinho
  • Eduardo coutinho
  • Jogo de cena- eduardo coutinho
  • O papel da mimesis no discurso cinematográfico do documentário jogo de cena (2007) de eduardo coutinho.
  • Alteridade
  • Coutinho
  • Coutinho
  • Alteridade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!