Edipo rei

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1206 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
o Rei
Exercício: Sófocles e o Édipo Rei

1 Quem foi Sófocles?
Sófocles foi um importante dramaturgo da Grécia Antiga, autor de importantes obras como “O Édipo Rei”, “Édipo em Colono” e “Antígona”. Nasceu na cidade-estado de Atenas em 496 a.C emorreu em 406 a.C. É considerado um dos grandes representantes do teatro grego antigo e viveu no período de maior desenvolvimento cultural de Atenas.
A obra de Sófocles é de grande reconhecimento até os dias de hoje, pois ele foi capaz de criar inovações na técnica dramática. Entre estas inovações, podemos citar: a técnica de introduzir um terceiro personagem na cena e o rompimento com a tradiçãodas trilogias.

2 Explique resumidamente a temática de duas importantes obras de Sófocles: Édipo em Colono e Antígona.

“Édipo em Colono” relata os últimos dias da vida de Édipo, velho, cego, mendigo e expatriado. Expulso de Tebas, sem o auxílio de seus dois filhos homens, que se interessam mais pelo trono do que pelo pai, Édipo chega a Colono, território de Atenas. O Édipo idoso é diferentedo jovem Édipo rei de Tebas, e cego vê melhor que com o sentido da visão. A velhice e o sofrimento o tornaram sábio e obediente aos oráculos. É justamente um oráculo que prediz publicamente que, onde Édipo estiver, vivo ou morto, a cidade será vitoriosa sobre Tebas. Isto causa uma disputa interesseira: os que antes o abandonaram agora o querem de volta. Tanto Etéocles quanto Polinice – rivais naguerra – tentam de várias maneiras persuadir ou forçar Édipo a ir com eles. Mas ambos são amaldiçoados por ele. Édipo pede proteção a Teseu, rei de Colono, garantindo que a predição somente traria benefícios a Atenas.
Em “Antígona” Édipo assassinou o próprio pai para se casar com sua mãe Jocasta. Desta união nasceram as filhas Antígona e Ismênia. Depois da morte de Édipo e Jocasta, o reino deTebas passou às mãos de Creonte, irmão de Jocasta, que assumiu após o assassinato mútuo entre os herdeiros de Édipo, Polinices (o traidor do reino) e Eteócle (o defensor do reino), ambos eram irmãos e morreram depois de travarem sangrenta luta. Sob um decreto do rei Creonte, referido como edito, o corpo de Eteócle seria sepultado com as honras do reino e o de Polinices, jogado aos abutres. Mesmo semcontar com a ajuda de Ismênia (que preferiu acatar as ordens de Creonte), Antígona toma a decisão de sepultar o corpo de seu irmão Polinices, enfrentando o decreto do rei Creonte e correndo o risco de morrer.
3 Pesquise sobre os antecedentes que marcaram a história de Édipo.
Laio, rei da cidade de Tebas e casado com Jocasta, foi advertido pelo oráculo de que não poderia gerar filhos e, se essemandamento fosse desobedecido, o mesmo seria morto pelo próprio filho, que se casaria com a mãe. O rei de Tebas não acreditou e teve um filho com Jocasta. Depois se arrependeu do que havia feito e abandonou a criança numa montanha com os tornozelos furados para que ela morresse. A ferida que ficou no pé do menino é que deu origem ao nome Édipo, que significa pés inchados.
4 Elabore um textoresumindo a tragédia Édipo Rei (média 20 linhas)
  Édipo é filho de Laios, rei de Tebas que foi amaldiçoado de forma que ele seria seu assassino e casaria com a própria mãe. Tentando escapar da ira dos deuses, Laios manda matar Édipo logo de seu nascimento. No entanto, a vontade do destino foi mais forte e Édipo sobreviveu, salvo por um pastor que o entregou a Políbio, rei de Corinto.
 
Jáadulto Édipo descobre sobre a maldição que lhe foi atribuída e para que ela não fosse cumprida, foge de Corinto para Tebas, sem saber que lá sim é que seus pais verdadeiros o esperavam. No meio da viagem, encontra um bando de mercadores e seu pai (Laios), sem saber que seu destino estava já se concretizando, matando a todos. Assim que chega a Tebas, Édipo livra a cidade da horrenda esfinge e de seus...
tracking img