Ed unip 4ºsemestre eng.

1313 palavras 6 páginas
Questão (1)
Alternativa (E)
Justificativa: Aplica-se primeiramente a condição de equilíbrio (Fel=P) e determina-se a constante elástica da mola. A seguir na posição de equilíbrio (EP=0) e EC=EM.

Questão (2)
Alternativa (B)
Justificativa: Troca-se a posição natural da mola, pela posição de equilíbrio dada pelo exercício: 0,02m. Efetuando os cálculos e encontrando a velocidade.

Questão (3)
Alternativa (D)
Justificativa: Utiliza-se dos dados fornecidos pelo exercício para substituí-los na fórmula da amplitude, encontrando-se assim a amplitude do movimento da agulha.

Questão (4)
Alternativa (A)

Justificativa: Devemos aplicar a amplitude para velocidade, que é determinada através do produto da amplitude pela frequência natural do sistema.

Questão (5)
Alternativa (D)
Justificativa: Troca-se o tempo na fórmula, substituindo-o por 0,4 s, assim encontra-se a posição do corpo.

Questão (6)
Alternativa (E)
Justificativa: Utilizando-se a expressão da frequência para ondas estacionárias, para cada uma das cordas compara-se o valor de frequência para cada estado estacionário em função do harmônico (n), também para as duas cordas. Os valores de n que forneceram os menores valores para a frequência determinam o estado procurado.

Questão (7)
Alternativa (D)
Justificativa: A constante do amortecedor pode ser elástica, devido as molas que estão presas na roda. Portanto, substituindo na fórmula da constante elástica os valores dados no exercício, encontramos a constante do amortecedor.
Questão (8)
Alternativa (B)
Justificativa: Primeiramente encontra-se a frequência natural (pulsação) deste sistema. Aplica-se a condição de amortecimento crítico onde (g = w0) e determina-se c= 2mg, obtendo-se depois o resultado final.
Questão (9)
Alternativa (C)
Justificativa: Isolamos ym (amplitude) e substituímos os dados no resto da fórmula da onda resultante.

Questão (10)
Alternativa (D)
Justificativa: Se a fase é divido por 4. Podemos dizer que a

Relacionados