Plano de negocios , resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como elaborar um plano de negócios – Modelo SEBRAE

O plano de negócio — business plan — descreve a idéia de um novo empreendimento e projeta os aspectos mercadológicos, operacionais e financeiros dos negócios propostos, geralmente, para os próximos três ou cinco anos.
Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para queesses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.

Principais Pontos de um Plano de negócios
* Resumo dos principais pontos do plano de negócio;
* Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições;
* Dados do empreendimento;
* Missãoda empresa;
* Setores de atividades;
* Forma jurídica;
* Enquadramento tributário;
* Capital social;
* Fonte de recursos.

1. Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições;
a. analise se os objetivos dos sócios são os mesmos, tendo em vista o grau de ambição de cada um e a dimensão que desejam para o negócio;
b. divida as tarefas antes demontar a empresa. Defina o campo de atuação e horários de trabalho;
c. defina, com antecedência, o valor da retirada pró-labore (remuneração dos proprietários), como será feita a distribuição dos lucros e o quanto será reinvestido na empresa;
d. estabeleça o grau de autonomia de cada um e até que ponto um dos envolvidos pode, sozinho, tomar decisões;
e. determine se osfamiliares poderão ser contratados e quantos por parte de cada sócio.
f. Sempre escolha funcionários e parceiros em conjunto;
g. defina o que acontecerá com a sociedade quando um dos sócios falecer ou não puder mais trabalhar. Determine um sistema de sucessão;
h. escreva todos os pontos que possam gerar atritos futuros em um contrato assinado pelos sócios.

2. Missão da empresa;A missão da empresa é o papel que ela desempenha em sua área de atuação. É a razão de sua existência hoje e representa o seu ponto de partida, pois identifica e dá rumo ao negócio.

3. Setores de atividades;
Agrícola
Indústria
Comércio
Serviços

4. Forma jurídica;
Sociedade Limitada
Nesse tipo de empresa duas ou mais pessoas associam-se para a criação de uma pessoa jurídica, comexistência e patrimônio distintos da pessoa física dos sócios. Quem exerce a atividade empresarial é a sociedade (representada pelos seus administradores), e quem responde pelas dívidas contraídas é o patrimônio da sociedade. Em síntese, a responsabilidade dos sócios é limitada.
Empresário
É aquele que exerce individualmente e de maneira organizada atividades voltadas para a produção oucomercialização de bens e serviços, sendo obrigatório seu registro na Junta Comercial. Não há a presença de sócios e o proprietário assume integralmente a responsabilidade pelos resultados e riscos. Nesse tipo de empresa, o dono responsabiliza-se pelas obrigações da empresa, que são ILIMITADAS, isto é, o patrimônio pessoal pode ser exigido para o pagamento de certas dívidas, como por exemplo: débitostrabalhistas, com fornecedores, tributos, danos ao consumidor, danos ambientais, etc.

5. Enquadramento tributário;
Basicamente, a pequena empresa pode adotar três formas diferentes para o cálculo e o recolhimento dos impostos junto ao Governo Federal: o EMPREENDEDOR INDIVIDUAL, o REGIME NORMAL ou o SIMPLES NACIONAL.
* O Empreendedor Individual é o empresário individual com receita bruta anode até R$36.000,00, que tenha um empregado que ganhe salário mínimo ou o salário mínimo da respectiva categoria profissional e não possua mais de um estabelecimento nem participe de outra empresa como titular, sócio ou administrador. Nessa modalidade, o recolhimento dos impostos e contribuições é feito em valores fixos mensais.
* O SIMPLES é destinado às empresas que – com possibilidade de...
tracking img