Ectotermia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (879 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ECTOTERMIA


“Ensaio reflexivo a partir do texto Termorregulação em Lagartos Brasileiros”

INTRODUÇÃO
Um dos mais complexos mecanismos de regulação da temperatura corpórea é encontrado entreos répteis, e nos lagartos, este mecanismo atinge um destacável grau de refinamento em que o comportamento é um fator preponderante.
Ectotermia é a capacidade que muitos seres vivos utilizam paraotimizar a sua temperatura corporal, em função do ambiente. Os animais ectotérmicos utilizam fontes de calor que estão fora do organismo, no ambiente, para a termorregulação, portanto o comportamento éo mecanismo termorregulador primário de que dispõem. Devido aos requerimentos térmicos, as atividades de um lagarto por exemplo são limitadas no tempo e no espaço pelas condições ambientais. Uma vezque grande parte dos processos fisiológicos e padrões comportamentais são dependentes da temperatura, parte deste controle envolve mudanças comportamentais ao longo do dia. As trocas de calor com omeio podem ser influenciadas pela regulação do fluxo de calor através da alternância entre sombra e sol, entre micro habitats, e pelo tempo de atividade.
A temperatura corpórea dos lagartos estáintimamente relacionada a fatores ambientais e filogenéticos, dentre as variáveis ambientais, as temperaturas do ar e do substrato e a radiação solar direta são as que exercem maiores influências sobre atemperatura corpórea dos lagartos. Durante o dia, a temperatura corpórea dos lagartos tem uma variação pequena, ao passo que a temperatura do ambiente pode variar consideravelmente(Grover, 1996).Muitas espécies que iniciam seu período de atividade mais cedo e permanecem ativos por um longo período de tempo geralmente têm temperaturas mais baixas e com maior variação do que as espécies com menorperíodo de atividade.Temperaturas que o animal aguenta, acima dela o metabolismo acelera e o animal morre por hipertermia, e abaixo dela o metabolismo é insuficiente para conter a perda de calor e...
tracking img