Idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]









IDOSOS
Uma responsabilidade de todos







SANTO AMARO – BA
2012
[pic]


Núbia LObo
Simone dE oLIVEIRA
Tatiane Borges




IDOSOS
Uma responsabilidade de todos


Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina de pesquisa social l do Curso de Serviço Social da UNIFACS sob acompanhamento daProf.ª Valdineide Baraúna Resende Sá Barreto e da tutor William De Jesus Santos.




SANTO AMARO – BA
2012
Tema

Idosos excluídos do seio da família: Relatos do abrigo de idosos da cidade de Saubara.















PROBLEMÁTICA

Por que as maiorias dos familiares rejeitam seus idosos, uma vez em que os mesmos serviram para suprir as despesas domésticas?HIPÓTESES

Devido o avanço da idade, problemas de saúde aos altos custos em manter a pessoa idosa ou desarmonias criadas pela divisão de heranças acabam deixando os idosos em situação de vulnerabilidade socioeconômica nos término de suas vida.

















OBJETIVOS


OBJETIVO GERAL: Favorecer para osidosos uma condição melhor de sobrevida, visando assim uma estrutura física adequada para os mesmos.







OBJETIVO ESPECÍFICO:

Empregar a execução da lei 10.741quanto há estrutura física.

Organizar a debilidade estrutural do referido órgão no atendimento aos idosos e conseqüentemente os familiares.

Coordenar Reunião com familiares e sociedade para inclusão social do idoso.JUSTIFICATIVA

O respeito ao próximo e o cuidado com os idosos, sempre foi e continua sendo uma expressão muito usada pelas pessoas em geral tanto como pelas autoridades publica dos nossos Pais. Contudo, tal principio não tem sido respeitado, principalmente no que diz respeito às normas de licenciamento ambiental. Nos últimos anos o numero de idosos tem crescido gradativamente eespecialistas já confirmaram em pesquisa feita, que os brasileiros têm vivido mais a passar dos 95 anos de idade, com essa nova realidade a sociedade tem promovido cursos para capacitar cuidadores a fim de instruí-los, as necessidades destes, das mais simples as mais complexas, com isso surge também uma maior cobrança na adequabilidade e equipamentos para melhor comodidade de estadia. Segundo alei de n-10. 741 todos idoso tem direito a uma moradia digna e com o mínimo de conforto e acompanhamentos de técnicos de enfermagem, médicos geriatra e um especialista em dontogeriatria e gerontologia, pois a mesma visa ou trabalha para inclusão do idoso há sociedade, além de outros cuidados específicos de segurança e etc. Isso não só nas grandes capitais, mas também nas menores cidades einteriores de todo o Brasil. A questão do envelhecimento populacional, fenômeno relativamente recente no Brasil, está ganhando cada vez maior atenção. O crescente número de pessoas idosas e a consequente mudança na estrutura etário do Brasil chama para ações em todos os níveis, especialmente a comunidade científica e as políticas públicas para isso temos a Lei 8.842 de Política Nacional do Idoso, e oEstatuto do Idoso. Nesta situação, uma troca de experiências com países onde o processo de envelhecimento populacional já é bem mais avançado, como, por exemplo, a Alemanha, concebe um acometimento importante para as pesquisas e as políticas públicas no Brasil.
 



Revisão de Literatura


A política nacional do idoso tem por objetivo assegurar os direitos sociais dos idosos, de acordo coma lei de n- 10.741, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.

É notório que por lei e direito exclusivo todo idoso deve ter seus direitos preservados e bem conservados, tanto na área da saúde, seguranças bem como habitação entre muitos outros fatores.

Considera-se idoso, para os efeitos desta Lei, a pessoa maior de sessenta anos de...
tracking img