Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatorio

FTC-EAD FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS
CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA: Diabetes

ATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA: Diabetes

Atividadeapresentada à FTC EAD como requisito de Avaliação da atividade integradora da Disciplina de Anatomia e Fisiologia Humana do curso de Licenciatura de Biologia – 5º período .

ATIVIDADEINTEGRADORA

ENSAIO REFLEXIVO SOBRE A ECTOTERMIA

Ectotermia - É a capacidade de muitos seres vivo (maioria répteis) para otimizar a sua temperatura corporal, em função do ambiente. Étambém um sistema de regulação da taxa metabólica.
Animais ectotérmicos - Utilizam as fontes de calor do ambiente para obter o calor necessário à manutenção de suas funções metabólicas

Osmecanismos termorreguladores de ectotermos estão baseados em:

  * Baixas taxas metabólicas;
  * Pequeno isolamento térmico;
  * Trocas rápidas de calor com o ambiente;

Animaisectotérmicos podem usar diferentes métodos para estabilizar a temperatura corporal, os jacarés por exemplo estão na água ao entardecer, pois a temperatura do lado de fora é maior, já na parte damanhã com os primeiros raios de Sol, ele fica fora da água esquentando a temperatura do corpo, curiosamente com a boca aberta, para que haja maior superfície de contato com os raios solares.Os répteis são ectotérmicos, isto é, dependem do calor do ambiente externo para regular a sua temperatura corpórea, daí aquelas cenas conhecidas dos jacarés tomando banho de sol à beira dosrios do pantanal.
Ao contrário dos mamíferos e aves que são endotérmicos, ou seja, que utilizam o calor interno para manter a temperatura corpórea, as cobras, lagartos, tartarugas,crocodilos e demais parentes não possuem temperatura corporal constante.
É por conta disto que ursos, focas e pinguins podem suportar o frio das regiões polares onde nenhum réptil sobreviveria.
tracking img