Ecossistema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CARACTERIZAÇÃO DO ECOSSISTEMA
Considerando que o ecossistema é o resultado da inter-relação, mais ou menos homogênea, entre os fatores bióticos e abióticos de um determinado meio, pode-secaracterizá-lo através dos seguintes aspectos: Um ecossistema é uma unidade estrutural composta de fatores bióticos(seres vivos) e abióticos (seres não vivos) do ambiente, como árvores, arbustos, vegetaçãorasteira, animais, húmus, solo, rocha, atmosfera e processos climáticos. Os ecossistemas terrestres normalmente são formados por uma comunidade biótica complexa, em interação com o solo, atmosfera, umafonte de energia (o sol) e um suprimento de água.

ECOSSISTEMAS DO MEIO TERRESTRE
A superfície da terra é o meio mais importante para o Homem, pois este ecossistema garante a manutenção dahumanidade, transformando-se no suporte físico para a construção de suas necessidades, sendo também a maior fonte de oferta de alimentos para a população. Estes ecossistemas são formados por florestas, savanasou cerrado, caatinga, estepe, pantanal, entre outros.

PRINCIPAIS ECOSSISTEMAS TERRESTRES

TUNDRA - A Tundra, cujo nome significa planície pantanosa, distribui-se ao redor do Pólo Norte, acima de60 graus de latitude norte. É caracterizada pela ausência de árvores, pela presença de plantas anãs, e pela superfície do solo coberta por um tapete de musgos e liquens espalhados junto a ervas defloração e arbustos baixos. Desenvolve-se ao sul do gelo polar, onde a superfície se derrete por uma curta temporada. O solo, abaixo dessa profundidade permanece gelado. O processo alternado decongelamento e fusão na superfície do solo, produz um pequeno ciclo, durante o qual o nível do solo se eleva e abaixa novamente. Este movimento ajuda o ciclo de nutrientes. Grandes quantidades de produtos dafotossíntese são produzidas e armazenadas no verão. A diversidade de espécies da tundra é relativamente pequena. As comunidades de plantas são normalmente constituídas por algumas poucas espécies...
tracking img