ecossistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ecossistemas
“Qualquer região natural que inclua organismos vivos e substâncias abióticas interatuando para promover uma troca de matéria entre as partes vivas e não vivas é um sistema ecológico ou ecossistema”. (Eugene P. Odum)
Ecossistemas são sistemas complexos formados por dois grupos de componentes: os organismos vivos (plantas, animais etc...) componentes da biota e os não vivos(abióticos).
Nos ecossistemas temos dois fluxos principais: o primeiro biogeoquímicos, este formado por elementos químicos, o segundo fluxo é o de energia, esse fluxo tem início com a fixação da energia solar na biomassa vegetal pela fotossíntese e sua transferência de níveis, até o homem, pela cadeia alimentar.
A dinâmica dos ecossistemas e sua capacidade de absorver as alterações que a ele sãoimpostas, seja por força das atividades socioeconômicas da humanidade, seja por conta de acontecimentos naturais (como terremotos, alagamentos, furacões, etc.),é que em última análise, vão determinar a qualidade de vida na Terra. Assim a compreensão dessa dinâmica torna-se fundamental quando o assunto é sustentabilidade.
A manutenção do equilíbrio da dinâmica dos ecossistemas é essencial para assegurara vida na terra, a diversidade de espécies e a qualidade de vida dos seres humanos.
Avaliação Ecossistêmica do Milênio – AEM
Avaliação ecossistêmica do Milênio – AEM – publicada pela ONU em 2005, foi uma avaliação das conseqüências que as mudanças nos ecossistemas causam no bem estar humano – forneceram algumas bases científicas para ações de melhoria da preservação dos ecossistemas e promoçãodo uso sustentável dos recursos naturais.
Nas últimas décadas, os seres humanos causaram alterações sem precedentes nos ecossistemas para atender as crescentes demandas de alimentos, água, fibras, e energia.
Essas alterações ajudaram a melhorar a vida de bilhões de pessoas, mas, ao mesmo tempo, enfraqueceram a capacidade da natureza de prover outros serviços fundamentais, como a purificação doar e da água, a proteção contra catástrofes naturais e os remédios naturais.
Conceito de Serviços Ambientais
A Avaliação Ecossistêmica do Milênio consolidou e pôs em circulação o conceito de serviços ambientais, isto é, os benefícios que os seres humanos obtêm da natureza e que são produzidos pelas interações que ocorrem no interior dos ecossistemas. Muitos desses serviços ambientais sãoessenciais à sobrevivência do homem: outros aumentam o bem estar humano.
Classificação dos Serviços Ambientais
A AEM subdividiu os serviços ambientais em três categorias que totalizam 24 unidades de serviços divididos em 3 categorias que afetam diretamente as pessoas
Categorias dos Serviços Ambientais
A categoria dos serviços de provisão incluem alimentos, água doce, madeiras e fibras e combustível.A categoria dos serviços reguladores são responsáveis pela regulação do clima, pelo controle de enchentes, pela qualidade da água e pelo controle de doenças e finalmente
A categoria dos serviços culturais relaciona-se a valores estéticos, espirituais, religiosos, educacionais e de lazer, incluindo aí o ecoturismo.
Uma quarta categoria de serviços serve de suporte aos demais, sendo ela:serviços de suporte incluem a ciclagem de nutrientes, a produção de oxigênio, o seqüestro de carbono e a formação dos solos.
Capital Natural
Desses 24 serviços ambientais elencados pela AEM como cruciais à sobrevivência humana, 60% (15 serviços ) estão em estágio de degradação
O conjunto de serviços ambientais representa o capital natural do planeta.
Trata-se de um capital ameaçado pelaausência de direito de propriedade e de fungibilidade: não pode ser substituído por outro da mesma espécie, qualidade, quantidade e valor.
Serviços Ambientais X Bem Estar
Existem diversas conexões entre os serviços ambientais e os componentes do bem estar humano.
Fatores socioeconômicos podem mediar essas conexões. ex. se for possível obter um substituto para o serviço que um ecossistema...
tracking img