Ecossistema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



















ANHANGUERA EDUCACIONAL













Sistemas Naturais


















JACAREÍ , 21 DE SETEMBRO

2009




Introdução













































Sumário


1) Definição.
1.1) Histórico.
1.2) Constituintes e Funcionamento.
1.3)Tipos de Ecossistemas.
1.4) Funcionamento da Cadeia Alimentar.
1.5) Componentes básicos .
1.6) Relação em fatores bióticos e abióticos.
1.7) Dimensão.
1.8) Ecossistemas Brasileiros.
1.9) Áreas vulneráveis do mundo.
1.10) Os Fungos e o Ecossistema.
Conclusão



2) Referência BibliográficaEcossistema

1) Definição.


Os ecossistemas podem ser definidos como unidades funcionais auto-suficientes, caracterizadas pelo intercâmbio cíclico de matéria e de energia e pela presença e perfeita interação das comunidades existentes entre si e com o ambiente físico. Nesses ambientes específicos é que ocorrem os processos de distribuição, consumo e decomposição da matéria viva. Oecossistema é um sistema aberto e relativamente estável no tempo; as entradas de energia e matéria são representadas pela energia solar, os elementos minerais e atmosféricos e a água; as perdas ou saídas ocorrem sob forma de calor, oxigênio, gás carbônico, compostos húmicos, substâncias orgânicas arrastadas pelas águas, etc.


A maior parte dos ecossistemas formou-se através de um longo processo deadaptação entre as espécies e o meio ambiente. Estão dotados de mecanismos auto-reguladores e são capazes de resistir, ao menos dentro de certos limites, às variações do meio ambiente e às variações bruscas na densidade de suas populações.


Um ecossistema completo compreende as substâncias orgânicas e inorgânicas do meio; os organismos produtores (autotróficos), capazes de sintetizar matériaorgânica a partir do meio orgânico; os organismos consumidores (heterotróficos); os decompositores, que transformam de novo matéria orgânica em inorgânica, e também interações como:


• adaptação dos organismos ao meio em que vivem;
• sistema de comunicação entre os organismos vivos.


Cada elemento de um ecossistema tem um papel importante no funcionamento equilibrado de manutenção edesenvolvimento da vida e do meio.









1.1) Histórico.



• Charles Elton: (década de 1920): “as relações de alimentação ligam os organismos numa entidade funcional única, a comunidade biológica.”

• G. Tansley: (década de 1930): “visualizou as partes físicas e biológicas da natureza juntas, unificadas pela dependência dos animais e das plantas da sua vizinhança física e dasua contribuição à manutenção do mundo físico. A isto denominou de ecossistema”.

• Raymond Lindeman (1942): definiu níveis tróficos e visualizou uma pirâmide de energia.





















































2 1.2) Constituintes e Funcionamento.


Segundo a sua situação geográfica, os principais ecossistemas sãoclassificados em terrestres e aquáticos. Em qualquer dos casos, são quatro os seus constituintes básicos: - substâncias abióticas - compostos básicos do meio ambiente; - produtores - seres autotróficos, na maior parte dos casos plantas verdes, capazes de fabricar a sua própria substância a partir de substâncias inorgânicas simples; - consumidos - organismos heterotróficos, quase sempre animais, que sealimentam de outros seres ou de partículas de matéria orgânica, - decompositores - seres heterotróficos, na sua maioria bactérias e fungos que, decompondo as complexas substâncias dos organismos mortos, ingerem partes destes materiais libertando, em contrapartida, substâncias simples que, lançadas no ambiente. podem ser assimiladas pelos produtores.


3 Ecossistemas terrestres

• Amazônia -...
tracking img