Ecossistema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Metabolismo, evolução e ecossistema
Metabolismo é a soma de processos químicos e físicos que ocorrem dentro de um organismo vivo, dividi-se em catabolismo (quebra de uma substância para obter energia) e anabolismo (capacidade que o organismo possui de transformar uma substância em outra que sirva para seu desenvolvimento e reparação).

Evolução é a adaptação das espécies a meios continuamenteem mudanças, essas mudanças das espécies nem sempre implica no aperfeiçoamento ou melhora, muitas vezes leva a uma simplificação.

Ecossistema é um conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região e pelos fatores abióticos e bióticos, que atuam sobre estas comunidades. Consideram-se fatores bióticos os efeitos de diversas populações de animais, plantas ebactérias, e abióticos fatores externos como água, sol, solo, gelo e vento.



2. Ecologismo: definição.

Ecologismo é uma ideologia política que a partir de questionamentos quanto ao esgotamento de recursos naturais visa o futuro do planeta Terra.

Favorável – protege a natureza chamando atenção para sua importância.

Desfavorável – é um conjunto ou comportamento executado por seres humanos.Por esse motivo envolve política, e com isso vêm diversos problemas tais como: corrupção, ganância, desvios de recursos, entre outros.



3. Ecossistema: como os pesquisadores a consideram

Alguns pesquisadores consideram o ecossistema como a unidade funcional da ecologia, pois faz parte de um todo. Já outros pesquisadores consideram o organismo como unidade funcional da ecologia, poistrata de forma independente.

4. A matéria bruta e o organismo vivo

O termo abiogênese (origem da vida) designa de modo geral a origem da vida a partir de matéria não viva. Atualmente o tema é usado em referência a origem química da vida a partir de reações em compostos orgânicos originados abioticamente. Idéias antigas, que já foram descartadas pela ciência, receberam o nome de geraçãoespontânea. Portanto, eu particularmente acho que pode sim, basta um sopro de Deus.



5. Cooperativismo x parasitismo

No cooperativismo não há prejuízo para nenhuma das partes, já no parasitismo um ser é beneficiado enquanto prejudica outro. Um exemplo é o caso de algumas formigas que atacam outros formigueiros com sinais químicos, que confundem as operárias, roubam as pupas e as larvas e as levampara seu próprio formigueiro. Nota-se, nesse caso, que as escravagistas confundem as operárias e furtam-nas para obter benefícios, assim sendo, esta relação tem características do parasitismo.



6. O início da vida no planeta Terra

O planeta Terra se formou a aproximadamente 4,5 bilhões de anos; já a vida na Terra surgiu à cerca 3,5 bilhões de anos com as algas, ou cianobactérias(microorganismos procariotus). Estas algas ao receberem a luz solar, e realizarem a fotossíntese através da cisão de moléculas de água, liberaram oxigênio que foi se acumulando ao longo do tempo, permitindo assim, que parte desse oxigênio se transformasse em ozônio. O ozônio formado retém parte da radiação solar, dessa forma foi possível a evolução dos microorganismos.





7.Vantagens e desvantagensdo uso de fungos
na produção de antibióticos

Uma das vantagens na produção de antibióticos, micotoxinas e alucinógenos pelos fungos é a funcionalidade, pois tem-se que somente criar um meio de cultura para produção do fungo e o custo é relativamente baixo, podendo-se produzir muito em pouco tempo. As micotoxinas que são produzidas pelos fungos como meio de defesa, podem ser uma desvantagem,no entanto já se aprendeu a usá-las a favor da humanidade. Como exemplo a penicilina.



8. Algas verdes

Algas verdes, e as mais parecidas com um grupo ancestral pode ser as carofitas, pois elas biossintetizam flavonóides, que é uma característica dessa planta, outra possibilidade é a alga verde do gênero coleochate que retém o zigoto como as plantas, mas não produz flavonóides....
tracking img