Projeto srm reformulado 2012

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4903 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PREFEITURA MUNICIPAL DE BOA VISTA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
DEPARTAMENTO DE ENSINO
ESCOLA MUNICIPAL BALDUINO WOTTRICHCOORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

Projeto: Sala de Recursos Multifuncionais


Professoras: Eva Gomes Macedo
Giane Helena Menezes de Oliveira

Boa Vista-RR
2012



“Gosto de ser gente porque, mesmo
sabendo que ascondições
materiais, econômica, sociais,
políticas, culturais e ideológicas
em que nos achamos geram quase
sempre barreiras de difícil
superação para o cumprimento de
nossa tarefa histórica de mudar o mundo,
sei também que os obstáculos não se eternizam.”

Paulo Freire (1996)

1. APRESENTAÇÃO

O contexto educacional existente nos leva a uma reflexão no processo Inclusivo do deficientenas diversas áreas do conhecimento seja nas ciências exatas ou humanas. O que consequentemente fomenta a busca por novas práticas educativas que objetivem o desenvolvimento do educando e sua efetiva participação no universo educacional, levando-o a adquirir progressivamente capacidade de resolver situações de conflitos em seu cotidiano, utilizando seu conhecimento e as experiências trazidas do meiosocial em que vive.
Com este objetivo, o presente documento apresenta as linhas gerais do Projeto da Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Municipal Balduíno Wottrich, localizada na zona rural da cidade de Boa Vista Estado de Roraima; este projeto é destinado ao público (comunidade escolar) que necessita de Atendimento Educacional Especializado.
Considerando que o trabalho pedagógiconecessita ser concebido, desenvolvido e avaliado coletivamente, e que para haver a “Inclusão real”, todos os envolvidos no processo educacional devem assumir uma postura de corresponsáveis para esta construção, isto é, construir um ambiente mais acolhedor, sem preconceito, mas com acesso e segurança.
O diálogo sobre deficiência, limitações, barreiras e potencialidades, individuais e coletivas, foi oeixo norteador deste projeto, ressaltando o fato de que para se alcançar os objetivos elencados, faz-se necessário proporcionar os conhecimentos essenciais a todos os envolvidos, bem como programar mecanismos que garantam a efetiva execução das ações previstas.

2. JUSTIFICATIVA

A Escola Municipal Balduino Wottrich, que foi inaugurada em 07/07/2000, oriunda da então Escola Municipal de 1º GrauMonte Cristo, tem construído sua história, centrada em oferecer uma educação de qualidade a todos, tendo passado por inúmeras mudanças e ampliações até chegar às instalações atuais, assim efetivando seu objetivo maior: garantir o acesso educacional à sociedade de um modo geral.
Atualmente são atendidos 322 alunos na referida unidade, incluindo dois anexos (PA Nova Amazônia e Passarão),distribuídos entre os segmentos da Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos, que compõem um público heterogêneo em condições socioeconômicas e culturais, pois, são atendidos alunos da zona rural e urbana do município de Boa Vista, e descendentes de indígenas de países, como Venezuela e República Cooperativa da Guiana.
Considerando que aescola é um lugar onde as diferenças se encontram desde 2010 esta unidade incluiu em seu Plano de Ação, a Sala de Recursos Multifuncionais, com o objetivo de atender com qualidade e eficiência um público novo na escola: os alunos com deficiência, atendendo-os em suas limitações, especificidades e potencialidades. Tal iniciativa garante a execução dos dispositivos constante nas seguintes leis: aConstituição Brasileira de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº. 8.069 de 13/07/1990), a Declaração de Salamanca (1994) e a LDB (Nº. 9.394, de 24/12/1996)
Nesse contexto, a Escola Municipal Balduíno Wottrich, no intuito de ser um local de encontro e aprendizagem, onde todos estejam incluídos no processo educacional vigente, pretende com seu plano de ação de 2012, dar continuidade...
tracking img